RIO DE JANEIRO: Estado receberá reforço de 150 mil vacinas contra a febre amarela

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro recebeu 1,05 milhão de doses da vacina contra a febre amarela que irão abastecer 21 municípios limítrofes com Minas Gerais e Espírito Santo, localizados em zona de risco de contágio e pertencentes ao cinturão de bloqueio montado pela secretaria, criado com a finalidade de impedir a entrada do vírus no estado. Ainda não há notificações da doença no Rio, de acordo com o Sistema Nacional de Agravos de Notificação. Segundo o Subsecretário de Vigilância em Saúde do estado, Alexandre Chieppe, a procura pela vacina aumentou em dez vezes a demanda mensal regular. Por isso, ele alerta que a vacinação é prioritária para os moradores de municípios que se encontram na zona de risco e para quem pretende viajar para lá.

TEC./SONORA: Alexandre Chieppe, Subsecretário de Vigilância em Saúde do estado.


“O estado do Rio recebeu do Ministério da Saúde 1,05 milhão de doses, estamos priorizando a vacinação dos municípios de fronteira, mas está havendo uma procura muito grande nos outros municípios. O número de vacinas aplicadas mensalmente foi multiplicado por dez em razão dessa procura. A expectativa é que a gente consiga vacinar esses municípios de fronteira, mas a gente também faz um trabalho de sensibilização junto à população de área urbana, explicando que não há necessidade dessa população se vacinar, salvo se for viajar para algum lugar fora do Rio de Janeiro em que haja comprovação de transmissão da febre amarela.”

LOC.: De acordo com o Ministério da Saúde, apenas duas doses da vacina contra a febre amarela são capazes de proteger a pessoa da doença por toda a vida, não havendo a necessidade de uma terceira dose. Para o subsecretário, cada um deve ficar atento ao seu cartão de vacinação e conferir quantas doses tomou e, caso já tenha sido vacinado por duas vezes, pode ficar tranquilo.

TEC/SONORA: Alexandre Chieppe, Subsecretário de Vigilância em Saúde do estado.


“A vacina contra a febre amarela é muito eficaz, muito segura, tem duração para a vida toda a partir da segunda dose, a pessoa está imunizada para o resto da vida. Não há necessidade, absolutamente nenhuma, de se tomar outra dose. Essa pessoa deve informar e resgatar o histórico de vacinação, se possível, para emissão de vacinação para viagens internacionais. Não há necessidade de uma nova dose da vacina.”

LOC.: É importante ressaltar que podem existir dois tipos de febre amarela: a urbana e a silvestre. Desde 1942 não há registros de transmissão da doença nas zonas urbanas no Brasil. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos que duram, em média, três dias. Nas formas mais graves da doença, podem ocorrer icterícia (olhos e pele amarelados), insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A única forma de se prevenir contra a doença é a vacinação. Se você mora na zona rural próxima a Minas Gerais e Espírito Santo, e ainda não tomou a primeira ou a segunda dose da vacina, vá até o posto de saúde mais próximo com seu cartão de vacinação e previna-se. Para mais informações, acesse o portal do Ministério da Saúde: www.saude.gov.br. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.