RIO DE JANEIRO: Estado receberá mais de 13 milhões de reais para reforçar combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 

LOC: O Ministério da Saúde vai repassar mais de 13 milhões de reais para o Rio de Janeiro. O objetivo é reforçar o combate ao mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya em todos os municípios do estado. A pasta informou que a quantia será paga em duas parcelas, com a segunda no início do segundo semestre. Mas para receber a segunda parcela, os municípios deverão cumprir algumas exigências. Uma delas é a de que as prefeituras apresentem levantamentos sobre a infestação do mosquito na região. 


O subsecretário de vigilância em saúde do estado, Alexandre Chieppe, informa que como diversos municípios estão em situação de alerta, esse recurso extra aliviará o trabalho das secretarias de saúde.

 

TEC/SONORA: Alexandre Chieppe, subsecretário de vigilância em saúde do estado

 

“Nós estamos agora em um período de alerta, por conta de uma possível circulação mais intensa do Chikungunya no ano de 2017, e a gente passa por uma crise financeira muito grande, o que poderia impactar em algumas ações da saúde. Esse recurso, destinado especificamente para as ações de controle vai certamente aliviar as secretarias municipais de saúde, tanto para realização dos levantamentos de índice de infestação do mosquito, que é um estudo que tem que ser feito regulamente para direcionar as ações de controle, como também para intensificar as visitar domiciliares, muito importante para essa época do ano.”

 

LOC: De acordo com o subsecretário, cerca de 80 por cento dos municípios fluminenses realizam o levantamento frequentemente, e que já está programada uma reunião do governador com todos os prefeitos e secretários municipais de saúde. Em 80 por cento dos municípios fluminenses houve troca de prefeitos. O objetivo do encontro é incentivar e cobrar a continuidade da luta contra o mosquito.

Para mais informações sobre os cuidados e os sintomas das doenças acesse: saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.