RIO BRANCO (AC): Redes sociais podem ser grandes aliadas nas campanhas de doação de sangue

Hemoacre reforça que o compromisso do doador tem que ser uma questão cultural e que as pessoas não podem se mobilizar apenas nos momentos de urgência

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Larissa Mendes doa sangue há nove anos em Rio Branco. Ela adotou o ato aos 18 anos, pois sempre foi um sonho pessoal ajudar o próximo de uma forma que ela acha tão simples e nobre. A funcionária pública, de 27 anos, mora no bairro Batalhão de Engenharia de Construção do Exército e acredita que as redes sociais podem ser grandes aliadas dos hemocentros para enfrentar a batalha de poder contar com o retorno das pessoas cadastradas no banco de sangue, além conquistar novos doadores.

TEC./SONORA: Larissa Caroline da Silva Mendes, 27 anos, servidora pública.

“Eu percebo muito que as redes sociais são extremamente importantes na doação de sangue. Às vezes, porque os hemocentros pedem muito a doação e as pessoas não dão a importância necessária para o movimento. Mas aí eu digo mesmo, porque a minha cidade é uma cidade relativamente pequena, quando existe uma campanha, sempre tem alguém que conheces se a pessoa que está precisando. Então, eu acredito que as redes sociais nesse momento são extremamente importantes para os hemocentros, para poder ajudar a captação de sangue, porque além de servir para a pessoa que está  solicitando, serve também para outras pessoas que naquele momento estão precisando da doação.”


LOC.: Certamente os benefícios da era digital devem ser utilizados a favor para buscar bons resultados, mas a enfermeira responsável pelo Setor de Captação de Sangue do Hemoacre, Quézia Nogueira, reforça que o compromisso do doador tem que ser uma questão cultural e que as pessoas não podem se mobilizar apenas nos momentos de urgência, pois as emergências que necessitam de hemocomponentes são cotidianas nos hospitais. 

TEC./SONORA: Quézia Olegário Lopes Nogueira, 37 anos, Enfermeira responsável pelo Setor de Captação de Sangue do Hemoacre
 
“O que eu costumo dizer para os doadores é: não espere que alguém da sua família precise, porque nós temos casos que não dá tempo para você criar um grupo de WhatsApp, para pedir para a família vir doar. O sangue, o componente que é utilizado numa emergência, é daquela pessoa que doou e não sabia para quem. Então, essa é uma questão cultural. Nós, brasileiros, precisamos aprender a ajudar o próximo sem ter algo em troca, isso que é fundamental. Muitas vezes, nós trabalhamos com as emergências e a gente fica mesmo angustiado pela situação.”

LOC.: Doar sangue, além de ser um ato nobre, de solidariedade, é muito simples. Para ser doador, precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. O Hemoacre está localizado na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Bosque, em Rio Branco. As coletas são realizadas de segunda a sábado e feriados, das sete da manhã às cinco e meia da tarde. O telefone de contato é 3228-1494. Repetindo: 3228-1494. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações sobre como doar sangue, acesse saude.gov.br/doesangue. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.