RIO BRANCO (AC): Mulheres de Rio Branco já podem fazer teste rápido de gravidez e se prevenir do Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

                                            

REPÓRTER: Atenção, moradora de Rio Branco! Se você está há sete dias ou mais com a menstruação atrasada, já pode fazer um teste rápido de gravidez em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde da cidade. A iniciativa é mais uma ação de combate ao Aedes aegypti.  O mosquito transmissor da dengue e chikungunya, também é o responsável por passar o Zika, vírus que preocupa as futuras mamães, porque pode causar o nascimento de bebês com microcefalia. E justamente para que as mulheres façam o acompanhamento pré-natal desde cedo, o Ministério da Saúde liberou quatro milhões e 800 mil reais para que testes rápidos de gravidez sejam realizados no sistema público de saúde, em todo o país. Desse total, o Acre recebeu 28 mil reais. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, explica as vantagens de descobrir a gravidez no início da gestação. 

 

SONORA: Secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame

 

Isso favorece o desenvolvimento da gestação, o cuidado da gestante durante esse período. E, agora, em tempos de Zika, cria uma condição a mais de proteção para a mulher. Sabendo que está grávida ela vai tomar as medidas e precauções o mais rápido possível, usando roupas cumpridas, calça cumprida, sapato fechado. Enfim, se proteger do mosquito”.

 

 

REPÓRTER: Mas o combate ao Aedes aegypti, em Rio Branco, não é só responsabilidade das futuras mamães. Todos os dias, cerca de 900 agentes de saúde e endemias visitam os lares da população para exterminar criadouros e orientar os moradores sobre formas de eliminar o vetor. Apesar disso, dois mil casos de dengue estão sendo investigados, na cidade. A forma mais eficaz de se proteger contra todas as doenças transmitidas pelo mosquito é não deixar ele nascer, como lembra o Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

 

SONORA: Cláudio Maierovitch, Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos, e pra que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

 

REPÓRTER: A recomendação é que cada família gaste 15 minutos, por semana, para acabar com os criadouros que existem dentro de casa. A participação de toda a população no combate ao Aedes aegypti é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br.

 

Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.