RIO 2016: Tocha Olímpica chega à Bahia nesta quinta-feira (19)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A chama olímpica estará em Teixeira de Freitas na manhã desta quinta-feira (19). A cidade é a primeira na Bahia a receber a tocha, que deve chegar por volta de nove horas da manhã. Até o dia 27 de maio, 26 municípios baianos recebem o símbolo olímpico.
 
O revezamento em Teixeira vai ser realizado por personalidades conhecidas na região. Entre eles, o radialista e jornalista esportivo Amadeu Ferreira, que acompanha o futebol teixerense desde a década de 80, e o atleta corredor de rua, João Gonçalves, conhecido como João Gari. Primeiro a carregar a tocha pelas ruas da cidade, Amadeu Ferreira fala sobre a emoção de participar de um momento como esse.
 
SONORA: Amadeu Ferreira, radialista
“Me sinto muito feliz, por todas as homenagens que já recebi, não só em Teixeira, mas em Itamaraju, Itanhaém, que são cidades vizinhas. Eu acompanho o futebol nessas cidades todas. Vou transmitir os jogos, isso não é de hoje, é desde os anos 80. Então, a gente foi ganhando notoriedade na região toda e essa homenagem agora, para mim, é uma coisa extraordinária. Porque é um evento internacional, eu sou do seguimento esportivo, tenho paixão pelo esporte. E me sinto realmente muito feliz em receber essa homenagem”.
 
REPÓRTER: João Gari, funcionário público da prefeitura municipal e corredor de rua, está tão ansioso que nem vai trabalhar, para assistir a passagem da chama pela cidade. Ele conta que quando soube que tinha sido escolhido para ser um dos condutores, não conteve a felicidade.
 
SONORA: João Gari, funcionário público e corredor de rua
“Para te falar a verdade, não tem como explicar. Porque eu falo para todos os amigos por onde eu passo, eu falo que isso foi um milagre que Deus derramou para mim. Porque quando eu fiquei sabendo que a tocha olímpica ia passar em Teixeira, eu avisei os meus colegas de trabalho que eu ia falhar o meu dia de serviço só para que realizasse o meu sonho de passar perto [da tocha]. Então, hoje, como eu sou um condutor, eu agradeço a Deus todos os dias por essa oportunidade que ele está me dando”.
 
REPÓRTER: Na Bahia, o revezamento da tocha também vai passar por cidades como Porto Seguro, Vitória da Conquista, Ilhéus, Valença, Salvador, Senhor do Bonfim e Paulo Afonso. Em todas elas, a passagem do símbolo olímpico vai contar com eventos culturais para a população.
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.