Rio 2016: Começa a isenção de vistos para turistas americanos, japoneses, canadenses e australianos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Turistas americanos, japoneses, canadenses e australianos já podem visitar o Brasil sem o visto de entrada. A isenção entrou em vigor nesta quarta-feira (1) e tem como objetivo o aumento de turistas durante dos Jogos Rio 2016.
 
A expectativa é de que a medida articulada pelo Ministério do Turismo tenha reflexos tanto no aumento de visitantes quanto da economia.
 
Segundo a Organização Mundial do Turismo, OMT, a facilitação de viagens pode gerar um aumento de até 20% no fluxo entre os destinos, que pode resultar em acréscimo de até 75 mil turistas internacionais e uma injeção de 80 milhões de dólares na economia brasileira.
 
Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, os Jogos Olímpicos e Paralímpicos vão servir para mostrar a diversidade brasileira para o mundo.
 
SONORA: Henrique Eduardo Alves, ministro do Turismo
 
“É uma oportunidade neste megaevento do Brasil se mostrar ao mundo. E países que já foram campeões olímpicos. Estados Unidos que ama Olimpíadas, o Canadá que realizou a olimpíada em seu território. Japão, Austrália todos gostam de participar e vencer olimpíadas. Então nós pedimos ao Governo a compreensão para liberar os vistos. Para que as pessoas poderem vir com mais facilidade.”
 
REPÓRTER: Além do Rio de Janeiro, cidade sede do evento, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo também vão receber partidas de futebol feminino e masculino, aumentando o fluxo de turistas em quatro regiões do país.
 
A isenção do visto tem a validade até 18 de setembro, dia do encerramento dos Jogos Paralímpicos, e vale para permanência em território nacional de até noventa dias, improrrogáveis, a contar da data da primeira entrada.
 
 
Reportagem, Michelle Abílio 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.