RIO 2016: Atletas treinam em Centro Pan-Americano de Judô a menos de um mês do início das Olimpíadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Faltando cerca de 20 dias para o início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, as equipes aumentam o ritmo de treinamento. E não é diferente para o Judô, modalidade que pode trazer a primeira medalha para o Brasil. A Seleção Brasileira, formada por 14 atletas,  está concentrada no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. 
Do lado de fora do tatame, o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, acompanhou o treino dos atletas brasileiros e destacou que o Centro Pan-Americano de Judô é um exemplo do legado nacional que vai ficar para os atletas depois que os Jogos Rio 2016 acabarem.

SONORA: Leonardo Picciani, ministro do Esporte
“Não só a Bahia, como todo Brasil, poderá usufruir de toda a nossa rede de Treinamento. Aqui é um legado olímpico. O Legado olímpico não está apenas no Rio de Janeiro, mas em todas as regiões do Brasil e esta rede será unificada e atuará de forma organizada e planejada em todo país”

REPÓRTER: O centro Pan-Americano de Judô é resultado de um investimento de mais de 43 milhões de reais. Desses, 19 milhões e 800 mil foram dados pelo Ministério do Esporte. A instalação é o maior centro de treinamento de judô das Américas, além de ser um dos maiores do mundo da modalidade.
São 20 mil metros quadrados de área construída. É lá que Sarah Menezes, integrante da equipe olímpica feminina de Judô, se prepara para os jogos. Ela, que já disputou as Olimpíadas de Pequim em 2008 e de Londres em 2012, admite que vai viver um grande momento disputando pela modalidade no Brasil.  
SONORA: Sarah Menezes, atleta da seleção olímpica de Judô
“A gente sempre treina procurando estar no topo do pódio. Eu venho me preparando desde o ciclo anterior. Quatros anos, aí, na batalha, treinando, procurando sempre a perfeição a cada dia. E agora é esperar o grande momento, que é dia seis, quando eu vou entrar no tatame dos Jogos Olímpicos do Rio”.
REPÓRTER: Na avaliação do presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley, a visita do ministro do Esporte ao Centro Pan-Americano de Judô representa um momento simbólico para os atletas.

SONORA:  Paulo Wanderley, presidente da Confederação Brasileira de Judô
“Esse é um momento simbólico para nós, porque é o último momento que a seleção vai estar fora da Cidade Olímpica. A partir de agora, quando eles terminarem essa etapa de treinamento, estaremos já concentrados na Cidade Olímpica, no Rio de Janeiro, na Vila Olímpica”.

REPÓRTER: No dia 24, a equipe segue para Mangaratiba, no Rio de Janeiro, para concentração dos Jogos Rio 2016. A primeira disputa será dia 6 de agosto, na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.