RIBEIRAO PRETO (SP): Cidade está em alerta para focos do mosquito há dois anos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Há dois anos Ribeirão Preto está em estado de alerta para infestação de focos do mosquito que causa a Dengue, Zika e Chikungunya. A informação está no relatório do ministério da Saúde. O índice considerado satisfatório é menor que um, mas desde 2015 a cidade está com índice de quase dois por cento para infestação do mosquito. Isso se reflete no número de casos. Sete pessoas morreram de Dengue entre janeiro e setembro entre as 35 mil que tiveram a doença. Para reduzir esses números, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, convoca a população para que todas as sextas – feiras faça uma verdadeira faxina em casa e veja também se há focos do mosquito no trabalho e na vizinhança. 
 
TEC/SONORA:  Ricardo Barros, ministro da saúde
“Toda sexta-feira é dia de combate ao mosquito. Vamos identificar focos, mobilizar as escolas, para que final de cada aula motive os alunos a fazer vistoria em casa. As empresas escalarem voluntários para na sexta-feira buscar os focos na sede empresa, mas depende de cada brasileiro fazer sua parte. Nós queremos evitar a multiplicação do mosquito que é o vetor da transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya. Então, se nós temos menos mosquitos, nós teremos menos pacientes com Dengue, Zika e Chikungunya”.
 
LOC: Se você não puder na sexta-feira, tudo bem, escolha outro dia. O importante é não deixar de verificar focos do mosquito em casa. O principal tipo de criadouros na região Sudeste foi encontrado em piscinas, vasos de plantas, garrafas e calhas. Não dê essa oportunidade para o mosquito, limpe as bordas da piscina, verifique as calhas uma vez na semana. Faça sua parte! Para saber mais sobre o mosquito e as doenças acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.