LOC: Segundo a Secretaria de Saúde de Rianápolis, houve três casos de Dengue na cidade este ano. O número pode parecer pequeno, mas o problema é que o verão está chegando, trazendo chuva e calor, condições ideais para a reprodução do mosquito que transmite também Chikungunya e Zika. O gerente de Endemias de Rianápolis, Vicente Rodrigues, revela a principal dificuldade do combate ao mosquito na cidade.
SONORA: Vicente Rodrigues, gerente de Endemias, de Rianápolis.
“Aquelas casas fechadas que é muito difícil de você recuperar. Inclusive a gente recupera porque aqui a gente é conhecido. Maioria das vezes a gente vai em outro local buscar a chave, buscar o dono da casa para vir abrir. Aqui dentro da medida do possível a gente vai fazendo de acordo com o que dá certo.”
LOC: Se você é uma dessas pessoas que passa o dia inteiro fora de casa ou então acabou de se mudar para Rianápolis, entre em contato coma gerência endemias para marcar uma visita. Anote o número: 33 48 34 56. Repetindo 33 48 34 56. É muito importante que essa ação seja contínua para que o mosquito seja eliminado de vez. O agente de Endemias, Diogo Machado fala sobre o retorno da população em relação ao combate.
SONORA: Diogo Machado, agente de Endemias.
“Agora sim. Do final do ano passado para o começo deste ano, eles estão começando a entender o que é a gravidade da Dengue. Então, tem muita gente cooperando, estão fazendo limpeza e a verificação dos seus quintais. Está sendo até melhor o trabalho.”
LOC: Mantenha sua casa limpa, livre de objetos que podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito. Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereço
saude.gov.br/combateaedes.