RESENDE (RJ): Programação em escolas municipais de Resende orienta alunos no combate ao Aedes

Teatros, jogos e oficinas estão na programação 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Durante toda esta semana, as escolas municipais de Resende vão promover atividades na mobilização contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do Zika. As escolas Moacir Coelho, Hetelvina Carneiro, Getúlio Vargas, Noel de Carvalho, Surubi, Julio Verner, CIEP 489, Jardim das Acácias, Professor Carlinhos, Geraldo da Cunha, Roberto Silveira, Julieta Botelho e Escola Estadual Osvaldo da Rocha Camões vão participar da programação. Os alunos vão assistir a peças de teatro e palestras, além de participar de oficinas sobre o tema. A semana educativa vai ter fim na sexta-feira, em passeata de conscientização nas redondezas dos colégios. Essas ações fazem parte da Ação Nacional da Educação nas escolas, que começou no dia 19 de fevereiro. O plano é que todos os alunos das mais de 11 mil escolas do estado possam participar de forma ativa na prevenção ao mosquito. Para o secretário de Educação do Rio de Janeiro, Antônio Neto, a ideia é de que os alunos sejam protagonistas na luta contra o Aedes. 
 
SONORA: Antônio Neto, Secretário de Educação do Rio de Janeiro
 
“Nós já temos um projeto em desenvolvimento, que já está sendo executado desde o início das aulas. O nome do projeto é #EscolaSemAedes”, ele tem algumas ações que colocam a juventude como protagonista no processo. Tem uma metodologia de trabalho que já coloca a juventude como protagonista.“
 
 
REPÓRTER: Nesta terça-feira, o Projeto Cidadania Ambiental vai passar pelas escolas Noel de Carvalho e Governador Roberto Silveira, com palestras para alunos do sexto ao nono ano. O tema é “O descarte correto de resíduos sólidos como forma de prevenção ao mosquito”. Ainda no Roberto Silveira, os fantoches do Projeto Tenda Ecológica vão explicar os perigos da dengue. Os vigilantes do Centro de Controle de Zoonoses vão capacitar 20 alunos da unidade para serem agentes mirins de combate ao Aedes aegypti. A atividade também vai ser realizada na escola Jardim das Acácias. Já no CIEP 489, os alunos vão participar de jogos e oficinas sobre o combate ao mosquito. Para mais informações sobre dengue, Zika e chikugunya, acesse o site combateaedes.saude.gov.br.
 
Reportagem, Raphael Costa

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.