RENEZIKA: Ministério da Saúde anuncia investimentos para pesquisas de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Durante a terceira edição da Rede Nacional de especialistas em Zika, o Renezika, o Ministério da Saúde anunciou um aumento de mais de 135 milhões de reais nos investimentos para reabilitação e pesquisas envolvendo as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Serão cerca de 114 milhões de reais para o custeio de 52 novos centros de reabilitação, com foco no atendimento de crianças com microcefalia, mais de 10 milhões para implantar 51 novas equipes de apoio à saúde da família e atuação em estimulação precoce, e ainda outros 10 milhões de reais para novas pesquisas e criação de um biobanco nacional para amostras sobre doenças causadas pelo mosquito. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, reforça que ampliar os investimentos em pesquisa é um passo muito importante não apenas para o Brasil.

SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde

“Então há um esforço enorme nosso de produção de conhecimento, de apoiar quem quer fazer desenvolvimento de conhecimento sobre zika para que a gente possa não só atender essa demanda como também compartilhar com o resto do mundo esse conhecimento”.

REPÓRTER: Maria Angela Rocha, coordenadora do Serviço de Infectologia Pediátrica do Hospital Oswaldo Cruz, em Pernambuco, considera fundamental o apoio e comprometimento do Ministério da Saúde, principalmente quando se trata dos centros de atendimento para casos de microcefalia.

SONORA: coordenadora do Serviço de Infectologia Pediátrica do Hospital Oswaldo Cruz, em Pernambuco, Maria Angela Rocha

“As crianças com microcefalia e que tem algum problema da síndrome congênita, elas tem necessidades especiais, e a estimulação precoce, e o atendimento multiprofissional, fisioterapia, e fono, é fundamental”.

REPÓRTER: Para mais informações acesse a página do Ministério da Saúde. O endereço é: www.saude.gov.br.

Reportagem, Aline Czezacki

Receba nossos conteúdos em primeira mão.