LOC: É o quarto ano seguido em que Registro está em estado de alerta para a infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com o Ministério da Saúde, o índice de infestação chegou a 1,4 este ano. Isso significa que muitos criadouros foram encontrados dentro dos imóveis. Por isso, fique atento. Toda a população precisa colocar a mão na massa e fazer a sua parte, já que, cuidados simples de rotina podem salvar uma vida. É o que explica o diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage.
TEC/SONORA: Eduardo Hage, diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
“Sim, dentro do domicílio, somente a população pode virar o jogo. Não há como o órgão, qualquer que seja, governamental, assumir a responsabilidade dentro do domicílio. A responsabilidade do órgão governamental é apoiar, dar os instrumentos necessários para a população entender como se dá a transmissão, qual a importância do criadouro, que medidas devem ser feitas para não ter criadouro dentro de casa e em quais situações usar adequadamente larvicida ou inseticida.”
LOC: De acordo com o Ministério da Saúde, São Paulo teve, só neste ano, mais de 200 mil pessoas doentes por causa da Dengue. Para que esse número não seja ainda maior, toda a população precisa lembrar de não deixar água parada, de forma incorreta dentro de casa. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.