REFORMA POLÍTICA: Cláusula de barreira é criticada por presidentes de partidos pequenos

Congresso Nacional deve achar uma fórmula para proteger partidos pequenos com ideologia política, afirma especialista

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O relator da comissão Especial de Reforma Política, da Câmara dos Deputados, deputado Federal Marcelo Castro, do PMDB do Piauí, deve incluir no parecer final da comissão, a criação da cláusula de barreira partidária. A medida é para limitar a atuação parlamentar de um partido, que não conseguir número mínimo de representação nas eleições. A intenção do relator foi questionada pelos presidentes do PPS, PHS e Psol que são contrários a criação da cláusula de barreira. O presidente do PPS, deputado Federal, Roberto Freire, de São Paulo, afirmou que, a cláusula de barreira afronta a Democracia porque vai acabar com o direito dos partidos pequenos de existir.
 
SONORA: presidente do PPS, deputado Federal, Roberto Freire - SP
 
“Que tenham mil partidos. É direito de cidadania. Não é direito nem instituição do Estado brasileiro e nem de nenhum Estado. Até porque os partidos políticos têm uma visão de Estado que pode ser distinta do Estado que aí está, e devem ter o direito de existir.”
 
REPÓRTER: O cientista Político e professor da Universidade de Brasília, José Matias Pereira, é a favor da criação da cláusula de barreira. Mas, ele ressalta que o debate sobre o tema deve ser ampliado, para o Congresso achar uma fórmula justa, que possa proteger os partidos pequenos com ideologias políticas fundamentadas, e impedir que pequenas legendas sejam usadas como instrumento de troca de favores.
 
SONORA: cientista Político, José Matias Pereira
 
“É importante que se retire desses pequenos partidos aqueles que têm por trás deles ideologia, que têm uma proposta de visão política. Agora, o que você precisa avaliar são esses partidos que são criados para serem usados como instrumento de negociação, que não leva a nada, no sentido de se construir Democracia. Mantido esse atual cenário, eu sou francamente favorável que se implante a cláusula de barreira.”
 
REPÓRTER: O projeto de reforma política continua em análise na comissão Especial da Câmara dos Deputados, antes de ser votado no plenário da Casa.

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.