REDENÇÃO (PA): Meninas entre 11 e 13 anos devem tomar a segunda dose da vacina que previne câncer do colo do útero

Meninas entre 11 e 13 anos que moram na cidade de Redenção precisam tomar com urgência a segunda dose da vacina que previne o câncer do colo do útero.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Meninas entre 11 e 13 anos que moram na cidade de Redenção precisam tomar com urgência a segunda dose da vacina que previne o câncer do colo do útero. O município está com dez por cento da meta estabelecida pelo ministério da saúde que é de 75 por cento. Pais e responsáveis devem apresentar o cartão de vacina na hora de imunizar a filha. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, alerta para o surgimento de boatos que podem prejudicar a campanha de vacinação. Ele lembra que a vacina é segura e orienta os pais a não deixarem as meninas abandonarem o tratamento.

 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 “No caso do HPV isso foi ainda agravado por boatos de internet, de redes sociais que trouxeram muita desinformação pras famílias. Vale lembrar que essa vacina já é usada em mais de cem países no mundo. Essa vacina tem mais de cinquenta milhões de doses aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer de colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação associada a essa vacina no Brasil como não houve em nenhum lugar do mundo. As famílias precisam lembrar que em 2014, assim como 2015, apesar de todos os avanços que nós tivemos no sistema único de saúde na redução da mortalidade por câncer de colo de útero, 14 mulheres vão morrer por dia de câncer de colo de útero. Meninas que ainda não tomaram a segunda dose, podem fazê-lo a qualquer momento, mas quanto mais rápido fizer, a gente tem mais garantido que a proteção quanto a vacina é completa.”
  
 
REPÓRTER: Dados do Instituto do Nacional do Câncer indicam que em 2015, cerca de mil mulheres devem ser diagnosticadas com câncer no útero, somente no estado do Pará. As vacinas podem ser aplicadas no posto de saúde da Rua Dellis Vilas Boas, no Bairro Vilas boas, em Redenção. Vale lembrar que a partir de janeiro a vacina também será aplicada nas meninas com nove anos.
 
Reportagem, Rodrigo Santos    

Receba nossos conteúdos em primeira mão.