RECIFE (PE): “Sangue não se compra”, diz diretora do Hemocentro em apelo para atrair doadores regulares

Ações realizadas por parceiros como Forças Armadas e Hospitais locais, auxiliam hemocentro da capital

Salvar imagem

LOC.: A cidade de Recife está com bons números de doações na região. De acordo com o Hemocentro Coordenador, ações são realizadas constantemente em parcerias com as Forças Armadas, Hospitais, Universidades e Igrejas. De acordo com a diretora de Hemoterapia do Hemocentro Coordenador de Recife, Anna Fausta Cavalcante, os meses de dezembro e janeiro registram baixas no número de doações, mas não são marcas significativas. A diretora explica o porquê da doação de sangue.

TEC./SONORA:
Anna Fausta Cavalcante, diretora do Hemocentro de Rio Verde.
“A primeira coisa que a gente tem que lembrar é que o sangue a gente não consegue comprar. O sangue a gente precisa ter um doador para poder disponibilizar o produto para os pacientes. Por isso, é tão importante a doação de sangue, porque a gente só tem o ser humano realmente para ter o produto.”

LOC.: O comerciante de 39 anos, morador do bairro de Água Fria, Flávio da Silva, visita o hemocentro a cada três meses para realizar a doação. Ele já conseguiu incentivar parentes e amigos para realizar esse gesto. De acordo com o comerciante, o incentivo para esta ação é muito importante, pois quanto mais gente fornecendo o produto, melhor. Flávio diz como se sente após uma doação.

TEC./SONORA: Flávio da Silva, Comerciante.
“Eu tenho esses momentos quando eu termino de doar, o doutor, as assistentes sociais, tudo agradecem, e eu pergunto para eles, “Quer que eu doe de novo?” Quanto mais eu puder ajudar, é bom. Ajuda ao próximo não é pegar um pão, ou dar uma esmola, esmolar alguma coisa ao próximo. É aqueles que estão lá dentro de quatro paredes precisando de plaqueta, precisando de sangue para fazer uma cirurgia. Ajudar ao próximo é ser humano.”

LOC: Para doar sangue você deve estar saudável, pesar no mínimo 50 quilos e ter de 16 até 69 anos. O hemocentro de Recife está localizado na Rua Joaquim Nabuco, no bairro de Graças. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das sete e quinze da manhã às cinco e meia da tarde. O telefone da unidade é 3182-4600. Anote aí: 3182-4600. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.