PRINCESA ISABEL (PB): Prefeita convoca população para participar do combate ao Aedes Aegypti

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 LOC: O município de Princesa Isabel, na Paraíba, tem 22 mil habitantes e somente durante os primeiros meses do ano já notificou  quase mil e quinhentos casos de dengue e outros 285 da febre chikugunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. Os números são preocupantes e colocam a cidade em situação de alerta. Embora algumas ações tenham sido realizadas pelos 70 agentes comunitários de saúde e demais profissionais da comunidade, ainda há muito a ser feito. A secretária de saúde do município, Maria do Bom Conselho, explica algumas das dificuldades enfrentadas no local.
 
SONORA Maria do Bom Conselho
 “Nós temos essa questão mais agravante, nossa cidade há mais de um ano está sem o abastecimento de água potável, então a população tem a necessidade de comprar água e colocar nos reservatórios e com isso há necessidade de saber como juntar essa água. E  a partir daí a gente tem trabalhado para poder conscientizar a população da necessidade de manter essas vasilhas fechadas”.

LOC: Bom Conselho lembra que a Prefeitura e a secretaria de Saúde têm feito a distribuição de piabas como forma de eliminar possíveis larvas do mosquito e chama atenção para outro problema: o do grande número de residências fechadas. Isso ocorre, segundo a secretária, porque muitas pessoas moram na zona rural e apesar de terem casa na cidade, só passam no imóvel uma vez na semana. A enfermeira e coordenadora da vigilância epidemiológica do município, Marisa Alves, reforça que é preciso que a comunidade tenha mais consicência da gravidade da situação.
 
SONORA Marisa Alves enfermeira
“Eu acho que o mais importante é a gente tentar esclarecer e conscientizar a população porque para combater tem que partir de cada um. A gente já fez e continua fazendo desde o ano passado que a gente vem trabalhando em cima dessas ações e a gente percebe que a cada semana essas notificações só vem aumentando”.

LOC: Lembrando que qualquer suspeita de focos do mosquito no seu vizinho ou mesmo em terrenos baldios próximos de sua casa precisa ser denunciada na secretaria de saúde, que fica na rua Condado Rosa, ou ainda pelo telefone 3457-2481.
 
Reportagem, William Nascimento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.