PREVIDÊNCIA: Congresso Nacional deve votar reforma da Previdência com equilíbrio, diz Esperidião Amin

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A base de apoio ao governo Temer na Câmara dos Deputados acredita ser possível votar a reforma da Previdência ainda neste semestre no plenário da Casa. Para o deputado federal Esperidião Amin, do PP catarinense, a reforma é necessária. Ele espera que o Congresso Nacional possa votá-la com equilíbrio.
 
TEC./SONORA: Deputado Federal, Esperidião Amin, PP-SC
 
“A reforma da Previdência é necessária ao país e, com equilíbrio,nós temos que dar uma resposta a essa necessidade, porque a reforma da Previdência é um processo contínuo de atualização. Acho até que a cada dois anos deveríamos rediscutir a viabilidade da Previdência, porque isso vai fazer bem a todos nós”.
 
LOC.: Mas Esperidião Amin acredita que a reforma não será votada até julho. Para ele, o governo Temer está empenhado na contenção da crise política e não deve ter forças, no momento, para reunir o Congresso Nacional em torno da votação da reforma da Previdência.  
 
TEC/SONORA: Deputado Federal, Esperidião Amin, PP-SC
 
“Infelizmente, o governo hoje tem outras prioridades. A primeira é a sobrevivência e o meu medo é que o governo sobreviva na UTI, com transfusão de sangue, com oxigênio. Então, sem condições de pensar em outras coisas. Esse é o meu medo”.
  
LOC.: De acordo com dados do governo Federal, a Previdência Social teve prejuízo de quase 150 bilhões de reais, em 2016. Se a reforma da Previdência não for aprovada, a previsão é de que o rombo passe de 180 bilhões, neste ano. Para o economista do Departamento de Assuntos Fiscais e Sociais do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima, a reforma da Previdência vai tornar o sistema de aposentadorias mais justo no país.
 
TEC/SONORA: Economista do Ministério do Planejamento, Arnaldo Lima
 
“O que a gente propõe na reforma da Previdência é tratar os iguais de forma igual. Ou seja, hoje um pedreiro já se aposente, a aos 65 anos de idade. O que a gente pretende fazer é com que o servidor público que ganhe 20 mil reais se aposente na mesma idade.”
 
LOC.: A reforma da Previdência precisa ser aprovada por pelo menos 308 deputados, em dois turnos, antes de seguir para análise no Senado. 
O texto prevê que os homens passem a se aposentar com 65 anos. As mulheres vão se aposentar com 62 anos. Ambos terão que contribuir com a Previdência por 25 anos, no mínimo, para terem direito ao benefício.
 
Reportagem, Cristiano Carlos 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.