PRESIDENTE PRUDENTE (SP): Luta contra Aedes deve ser de todos nós, diz coordenadora de Vigilância Epidemiológica

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As ações de prevenção e enfrentamento do Aedes aegypti continuam em Presidente Prudente.  De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento, mais de cinco mil e 700 casos de dengue foram confirmados na cidade. Não há registro de casos positivos de Zika e de chikungunya. As doenças são transmitidas pelo mosquito.
A educadora de Saúde da Secretaria de Saúde de Presidente Prudente, Elaine Bertacco, orienta a população a não deixar ralos, lajes e vasilhas acumularem água. Assim, cada um vai prevenir a família e a vizinhança contra o Aedes.
 
SONORA: Elaine Bertacco, educadora de Saúde da Secretaria de Saúde de Presidente Prudente
 
“É muito simples a gente eliminar os criadouros. Basta não deixar o mosquito nascer. Então, faça essa visita [dentro de casa] uma vez por semana, retirando todos esses recipientes. Você já vai estar contribuindo para a redução do número de casos”.
 
REPÓRTER: Para combater o mosquito, mais de 120 agentes de endemias atuam nas ruas da cidade. As vistorias já alcançaram cerca de 184 mil propriedades, entre residências, imóveis comerciais e terrenos baldios. Receber os agentes em casa é uma medida importante para proteger você e sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, como reforça o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito.”
 
REPÓRTER: Em todo o estado de São Paulo, aproximadamente 40 mil agentes de saúde e de endemias visitam os imóveis paulistas para identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em todo o país, são 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo. Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.
 
Reportagem, Ana Freire
 
 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.