Data de publicação: 20 de Junho de 2017, 23:32h
Serão realizadas coletas de sangue fora da capital para estabilizar o hemocentro coordenador.
LOC.: O Hemocentro Coordenador de Rondônia, Hemoron, está no limite de quantidade de bolsas de sangue. De acordo com o diretor geral do Hemoron de Porto Velho, Sid Orleans, o órgão não tem conseguido atingir a meta diária, que é de 100 bolsas. A solução, segundo Sid, é realizar coletas externas no resto do estado, para tentar suprir a necessidade da capital, além de campanhas para trazer novos doadores.
TEC./SONORA: Sid Orleans, diretor geral do Hemoron.
“Resumindo, nós estamos incrementando ainda mais essas ações externas e a média de coleta de bolsas diária aqui no hemocentro coordenador é em torno de 50 a 60 bolsas por dia, que não são suficientes para atender a necessidade da capital. Então, nós fazemos um remanejamento de bolsas dentro da própria rede, para que a gente consiga realmente atingir a nossa necessidade.”
LOC.: Os hemocentros de todo o país têm como objetivo fazer doadores casuais se tornarem doadores frequentes, fidelizados, que pratiquem o ato dentro das datas estipuladas pelos profissionais de saúde. Os homens podem doar a cada três meses, ou seja, quatro vezes por ano. E as mulheres, três vezes por ano. Matuzael de Sousa, de 30 anos, é doador assíduo desde 2004. O morador de Porto Velho já doou quase 50 vezes, incentivou os familiares a seguirem o exemplo e fala sobre o significado da doação. Matuzael, que é consultor de vendas, mora no Bairro Novo e, há 16 anos mudou-se para Porto Velho. Ele é casado, tem uma filha de quatro anos e, para manter a saúde equilibrada, faz caminhadas frequentes e participa de corridas.
TEC./SONORA: Matuzael de Sousa, consultor de vendas.
“A importância está no gesto de ajudar o próximo, ver a necessidade de quem precisa, na nossa cidade todo o tempo tem paciente dando entrada no pronto socorro precisando de sangue. Doação é um gesto de amor, é uma ajuda humanitária. Eu tenho quatro doadores em casa. Eu, minha esposa, meu cunhado e, agora, minha sogra está doando também. Doe sangue, doe vida, pense no próximo.”
LOC.: Para doar sangue, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, boa saúde e vontade de ajudar. Para menores de 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis. O Hemoron de Porto Velho fica no setor Industrial, Rua Benedito de Souza Brito. Para falar com o hemocentro ligue 3216-5485. Repetindo: 3216-5485. O local funciona de segunda a sábado, das sete e quinze da manhã às seis e meia da noite. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev