PORTO SEGURO (BA): Aproximadamente 17 mil pessoas já foram vacinadas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Seguro decidiu dar prioridade a alguns grupos de pessoas na vacinação contra febre amarela. Como não há casos suspeitos da doença na região, têm preferência para tomar a vacina quem vai viajar para lugares que têm casos da doença, como Minas e Espírito Santo, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, indígenas e quem mora na zona rural e nos assentamentos. Quem for viajar para área de risco deve tomar a vacina no máximo dez dias antes, que é o tempo que a vacina leva para fazer efeito. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Larissa Altoé, até a metade de fevereiro quase 17 mil doses de vacina contra a febre amarela foram aplicadas em Porto Seguro, que havia recebido pouco mais de 28 mil doses em janeiro.

TEC./SONORA: Larissa Altoé, superintendente de Vigilância em Saúde.

“A Bahia tem a febre amarela como vacinação de rotina no calendário básico. Então, nós já a temos normalmente. Então não teve mudanças até porque não tivemos casos suspeitos na região, aqui de Porto Seguro. Mantemos o horário normalmente das unidades, de segunda a sexta, com a oferta da vacina. Então, todo mundo que procura a unidade e não tem cartão, a gente vacina e faz um cartão novo. Se tem o cartão ele é avaliado pra ver se precisa ou não tomar a vacina.”

LOC.: O Ministério da Saúde ressalta que pessoas que já tomaram duas doses da vacina ao longo da vida não precisam mais se vacinar, porque estão livres da febre amarela. Quem nunca tomou a vacina, precisa tomar a primeira dose. Quem já tomou a primeira, deve tomar a segundo dose dez anos depois, e por isso é importante guardar o cartão de vacinação. A atendente da ótica Lins, no bairro de Frei Calixto, Daniele Oliveira, de 21 anos, guarda o documento e fala sobre a importância de mantê-lo atualizado.

TEC./SONORA: Daniele Oliveira, atendente.

“Justamente pra isso. Sempre que precisar tomar alguma outra vacina aí já vai ter o cartãozinho. E a pessoa já vai saber se tomou a vacina, quantas faltam tomar e tudo mais. E fica tudo informado lá.”

LOC: Se você perdeu o cartão de vacinação, procure o posto de saúde aonde você vai sempre e tente saber seu histórico de vacinação. Para mais informações acesse www.saude.gov.br. 

 

 


 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.