PORTO NACIONAL (TO): Cidade segue com rotina de visitas no combate ao Aedes

Cidade conta com 150 agentes 

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER:  No novo ciclo de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika, Porto Nacional mantém a programação de visitas e vistorias nas residências do município. Os mais de 150 agentes de saúde e endemias da cidade estão fazendo as vistorias e utilizando larvicidas e inseticidas para fazer o controle químico do mosquito. Nova Capital, Jardim Brasília e Vila Nova estão entre os bairros mais afetados pelo mosquito. Camila da Silva, 33 anos, é moradora do bairro Jardim Brasília. Ela acredita que a falta de cuidados na vizinhança seja o motivo do bairro estar entre os mais afetados, e opina no que pode ser feito. 
 
SONORA: Camila Silva - personagem
 
“A gente tem que se conscientizar realmente, pensar nos nossos filhos, pensar nos outros. Cada um fazer a sua parte. Com certeza, se cada um fizer a sua parte a gente vai conseguir vencer e combater .”
 
REPÓRTER: Porto Nacional já registrou 440 casos suspeitos de dengue, três de chikungunya e 127 do vírus Zika. Três gestantes estão sendo monitoradas por apresentarem sintomas das doenças e quatro casos de microcefalia são investigadosApesar do trabalho constante, o coordenador da sala municipal de controle ao Aedes, Wilson Martins, lamenta o fato de parte da população não cooperar e não seguir as recondações passadas pelos agentes. Ele orienta a população no combate ao Aedes.
 
SONORA: Wilson Martins - coord. da sala municipal 
 
“Para que cada cidadão e cidadã receba, permita e acompanhe a visita dos nossos agentes de saúde em seus domicílios, empresas e instituições ou locais de trabalho. É nosso dever enquanto agentes públicos dar informações e desenvolver ações complementares. E obrigação de cada cidadão cuidar de sua casa,quintal, eliminando os focos do mosquito "
 
REPÓRTER: A continuidade dos trabalhos é o ponto principal para evitar que novos criadouros do Aedes apareçam. Com os cuidados constantes, a prevenção contra dengue, chikungunya e Zika se torna eficaz, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
“O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: Caso suspeite de algum possível foco do mosquito, ligue para a Secretaria de Saúde de Porto Nacional no número 3363 7888 ramal 15. Mais informações sobre dengue, Zika e chikugunya, em combateaedes.saude.gov.br.
 
 Reportagem, Raphael Costa
 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.