PORTO CALVO (AL): Município alagoano registrou baixa procura na vacina contra o HPV; meninas de 11 a 13 anos devem se imunizar

O município alagoano de Porto Calvo registrou baixa taxa vacinal na segunda fase da campanha contra o vírus HPV. Segundo dados do Ministério da Saúde, no município apenas 12 por cento das meninas de 11 a 14 anos se imunizaram. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município alagoano de Porto Calvo registrou baixa taxa vacinal na segunda fase da campanha contra o vírus HPV. Segundo dados do Ministério da Saúde, no município apenas 12 por cento das meninas de 11 a 14 anos se imunizaram. A meta estipulada pelo próprio ministério é de que, pelo menos 75 por cento das adolescentes nesta faixa etária estejam vacinadas. O vírus HPV é o principal causador do câncer do colo do útero. Dados do Instituto Nacional do Câncer apontam uma estimativa de 310 novos casos da doença só no estado de Alagoas em 2015. Ainda segundo o Inca, a doença que pode ser prevenida com apenas uma vacina, é a quarta causa de morte mais frequente entre mulheres no Brasil. O público alvo desta campanha são meninas de 11 a 13 anos de idade. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch explica porque esta faixa etária foi escolhida para a imunização.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch
 
"Ao escolher a idade de vacinação, se procura observar duas coisas: a primeira é qual é a idade em que há maior chance de que seja dada uma proteção duradoura. Quanto mais tarde se dá a vacina, mais provavelmente essa menina, esta jovem terá uma proteção duradoura. Por outro lado, quanto mais tarde se dá a vacina, maior é a chance de que estar jovem já tenha tido contato com o vírus, e a vacina não funciona se ela já tiver tido contato com o vírus ou já tiver tido infecção natural. Então nós temos muitos estudos que demonstram que a idade ideal, em que é muito pouco provável que a menina tenha iniciado qualquer tipo de atividade sexual, e por outro lado, ela já tem uma idade boa para adquirir imunidade, é aos 11 anos de idade".
 
REPÓRTER: A campanha contra o HPV está na segunda fase desde setembro de 2014 em todo país. Em Porto Calvo, as adolescentes podem tomar a vacina em 10 unidades básicas de saúde e uma unidade do Saúde da Família. As meninas dentro da faixa etária 11 a 13 anos devem procurar o posto de saúde mais próximo com o cartão de vacina e acompanhada de uma responsável.

 

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.