PORTO ALEGRE (RS): Informação é arma importante contra a Tuberculose

Salvar imagem

LOC: Informar sobre os sintomas e o tratamento de Tuberculose são um desafio para as autoridades de saúde. A doença atinge 80 a cada 100 mil porto-alegrenses, e a falta de informação faz com que a prevenção seja ainda mais difícil. Porto Alegre é a quarta capital com mais casos de Tuberculose e a luta para erradicar a doença passa também pelo trabalho de educação. Em tratamento há dois meses, o aposentado por invalidez Edmílson Medeiros, 45 anos, demorou a diagnosticar a Tuberculose.
Apesar de sempre suspeitar que estivesse com o bacilo de koch, ele precisou ir várias vezes a uma unidade de saúde para confirmar o diagnóstico e começar o tratamento. O aposentado evita falar com conhecidos sobre o assunto por temer o preconceito, mas sabe muito bem que a Tuberculose pode ser tratada sem sustos.

TEC./SONORA: Edmílson Medeiros, aposentado.

“As pessoas não entendem primeiramente. Elas acham que tu estás condenado à morte. Muitos não têm esse esclarecimento. Faz dois meses que estou fazendo tratamento e, olha, eu já sinto minha vida voltando ao normal.”

LOC: A assessora técnica de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde, Taimara Slongo, conta que esse tipo de preconceito é comum e, para evitar mais casos de Tuberculose, a conscientização é o melhor caminho.


TEC/SONORA:
Taimara Slongo, assessora técnica de Políticas Públicas de Cuidado em Saúde.

“Não querem que a vizinhança fique sabendo. Deus o livre que os familiares saibam. Às vezes chegam para consultar e dizem ‘se vocês precisarem entrar em contato comigo é só pelo celular. Não é para deixar recado para os familiares’. Isso porque eles têm aquilo de que a Tuberculose é algo horrível. Não é através dos talheres, não é através dos móveis. É importante eu fazer esse esclarecimento de como que é transmitido, que é por via aérea e que ele vai ter que trazer esse familiar para que ele também seja examinado.”

LOC: No Rio Grande do Sul, 37 a cada 100 mil pessoas foram atingidas pela Tuberculose. Em 2015, foram registradas 58 mortes pela doença apenas em Porto Alegre.
Mais informações sobre o combate à Tuberculose podem ser encontradas no site saude.gov.br.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.