POLÍTICA: Reformas são necessárias e ultrapassam qualquer governo, afirma deputado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Governo Federal quer aprovar as reformas trabalhista e da Previdência, mesmo com o atual cenário político. A afirmação foi feita nessa terça-feira (23) pelo ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Dyogo Oliveira, que declarou que o Governo está empenhado em aprovar as reformas.

 

O parecer sobre a proposta da reforma trabalhista passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) também nessa terça-feira (23) e a previsão é de que seja votado no próximo dia 30. Mas para ser aprovado, o parecer ainda deve passar pelas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado.

 

O deputado Domingos Neto, do PSD cearense, acredita que as reformas são necessárias e ultrapassam qualquer governo.

 

TEC./ SONORA: Deputado Domingos Neto

“As reformas não são prós de governo, as reformas são prós de Estado, de País. Evidente que ambas as reformas estão prejudicadas pelo momento político atual. A reforma da previdência é ainda mais sensível e deve sofrer muito com esse momento, mas acho que precisamos retirar as reformas como projeto de um governo e passar a ser um projeto de País.”

 

LOC.: Para o deputado, a reforma trabalhista traz inovações e precisa continuar tramitando no Congresso.

 

TEC./ SONORA: Deputado Domingos Neto

“A reforma trabalhista traz grandes avanços, por isso votei a favor. Tanto é que venho acompanhando no Senado, soube que hoje (23) houve uma interrupção, mas acredito também que o Senado deva criar esse clima de tocar em frente, entendo que é uma reforma não é de uma pessoa, é um projeto de País.”

 

LOC.: O analista político Marcelo Moraes entende que as reformas devem passar, independentemente de governo.  

 

TEC./ SONORA: Marcelo Moraes, analista político.

“Eu acho que o importante é que as reformas já estão consolidadas dentro do Congresso Nacional. Ou seja, qualquer alteração que aconteça, as reformas estariam “blindadas”, mas acho pouco provável que elas voltem à estaca-zero.”

 

LOC.: A expectativa era de que a reforma da Previdência fosse votada ainda esse mês, mas com as mudanças na política ela não tem mais data para acontecer. O relatório da reforma, proposto pelo deputado Arthur Oliveira Maia, do PPS baiano, foi aprovado com muitas modificações e traz como uma das alterações as idades mínimas para se aposentar, que passa a ser de 65 anos para os homens e de 62 para as mulheres.

 

Reportagem, Jalila Arabi. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.