POLÍTICA: Orientação de voto do PSDB ainda é discussão no Congresso Nacional

Outro partido aliado do governo que surpreendeu na votação foi o PPS. Dos 10 deputados da legenda, nove votaram a favor do prosseguimento da denúncia.

SalvarSalvar imagem

LOC.: O ambiente político em Brasília continua quente, mesmo depois do arquivamento da denuncia contra o presidente da República, Michel Temer, nesta quarta-feira (2). As discussões no Congresso, um dia depois da votação, giram em torno da orientação de voto determinada pelo PSDB, que direcionava para a continuidade do processo.

Em entrevista coletiva para anunciar que o senador Tasso Jereissati iria continuar como presidente do PSDB, Aécio Neves disse que, na discussão da denúncia, cada parlamentar da sigla votou com a própria consciência, sem sofrer pressão do partido.

TEC./SONORA: Aécio Neves, senador Federal (PSDB-MG)

“Na verdade é uma questão de convicção e medo de consciência, onde cada parlamentar a exerceu em plenitude. Não houve nenhuma indução, não houve nenhuma deliberação de qualquer instância partidária superior, determinando que a votação fosse nessa ou naquela direção.”

LOC.: Dos 47 deputados tucanos, 22 optaram pelo arquivamento da denúncia, enquanto que 21 votaram para Temer ser investigado pelo STF. Quatro não marcaram presença no Plenário da Casa. Mesmo com a orientação do PSDB e de outros partidos de votarem a favor da denúncia, o cientista político, João Paulo Peixoto, afirma que a melhor estratégia para o governo neste momento é tentar se reaproximar dessas legendas.

TEC./SONORA: João Paulo Peixoto, cientista político

“Eu acredito que, a essa altura, haverá um esforço do governo no sentido de trazer esses partidos de volta, porque haverá uma necessidade muito grande dos votos deles, para votar a reforma da Previdência.”

LOC.: Além do PSDB, outro partido aliado do governo que surpreendeu na votação foi o PPS. Dos 10 deputados da legenda, nove votaram a favor do prosseguimento da denúncia.

Reportagem, Marquezan Araújo.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.