POLÍTICA: DF poderá ficar com rombo no orçamento até junho de 2015, avalia cientista político

POLÍTICA: DF poderá ficar com rombo no orçamento até junho de 2015, avalia cientista político

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2min33seg

REPÓRTER: Um rombo de quase quatro bilhões de reais e muitos serviços essenciais parados. É este o cenário que o próximo governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, do PSB, vai encontrar na capital da República. Desde o mês passado, o DF vem sofrendo com a interrupção de vários serviços públicos devido à falta de pagamento do governo local a fornecedores, servidores públicos e empresas prestadoras de serviços. De acordo com especialistas em política, a constatação é uma só: de que o atual governador, Agnelo Queiroz, do PT, gastou mais do que podia e criou um grave problema administrativo para a capital. Segundo o governador eleito, Rodrigo Rollemberg, pela primeira vez em 54 anos, o DF não vai conseguir cumprir o orçamento de 2014.  

SONORA: governador eleito do DF – Rodrigo Rollemberg

"O Distrito Federal não conseguirá honrar os salários com recursos do orçamento de 2014. Da parte do Tesouro será a primeira vez, se isso efetivamente acontecer, e tudo indica que vai acontecer que o Distrito Federal não pagará os salários de dezembro, a parte do Tesouro, com os recursos deste orçamento. Descumprindo com isso a Lei de Responsabilidade Fiscal."

REPÓRTER: Na última segunda-feira, Rodrigo Rollemberg apresentou a equipe que vai ter o desafio de alinhar as contas da capital. De acordo com o novo governador, uma das primeiras medidas do grupo vai ser montar um plano de trabalho do governo para os primeiros 120 dias que permita reduzir os impactos da crise financeira nos serviços essenciais. Para o cientista político da Universidade de Brasília, David Verge, Rollemberg precisa ser rigoroso no novo governo.

SONORA: cientista político – David Verge

"Vai ter que obrigatoriamente ter um governo de austeridade: gastar muito menos e tentar aumentar as receitas. Justamente para sair do buraco de quase quatro bilhões de reais deixados pelo governo que está saindo. Talvez até o segundo semestre as contas estejam mais equilibradas. Então é uma situação bastante crítica."

REPÓRTER: Apesar da data prevista pelo cientista político, Rollemberg não definiu quanto tempo vai levar para reorganizar as finanças. O novo governador já anunciou algumas medidas que vai adotar a partir de primeiro de janeiro de 2015, onde vai ser reduzir os cargos comissionados do atual governo e aumentar a receita.

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.