POLÍTICA: Comissão aprova texto-base da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (03) o texto base que muda as regras para a aposentadoria no país. A proposta que foi encaminhada pelo governo ao Congresso Nacional foi aprovada por 23 votos favoráveis, 14 contrários e nenhuma abstenção.  Para que fosse aprovado, o relatório precisava de pelo menos 19 dos 37 votos dos deputados da comissão.
 
Logo após o texto base do projeto ser aprovado, a sessão acabou sendo interrompida durante a votação dos destaques por um protesto de agentes penitenciários. A expectativa do governo é que a análise dos destaques seja retomada já na próxima semana.
 
A aprovação do texto base da reforma da previdência foi comemorada pelo vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP). De acordo com ele, a base aliada do governo já está trabalhando para garantir a aprovação do projeto no plenário da câmara.
 
TEC./SONORA: Beto Mansur, deputado federal (PRB-SP).
“A gente vai ter umas duas semanas para conversar com os parlamentares, logicamente, para que nós possamos ter essa maioria. Não adianta eu colocar essa votação no plenário se a gente não tiver maioria para poder aprovar. Mas eu acredito que em duas semanas, ou seja, na terceira semana do mês de maio, a gente vai estar com essa proposta sendo discutida já no plenário da Câmara.”
 
LOC.: A proposta, que segundo Beto Mansur deve ser votada pelo plenário em duas semanas, foi contestada pelos agentes penitenciários pela forma como a categoria foi enquadrada na reforma. Os agentes penitenciários reivindicavam inclusão em categoria de aposentadoria especial, como os policiais, que poderão se aposentar aos 55 anos, em vez de 65 anos.
 
 
Reportagem, Marquezan Araújo 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.