POLÍTICA: Brasília concentra mais da metade dos prejuízos causados pela corrupção

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Um estudo realizado por empresa especializada em serviços de prevenção a lavagem de dinheiro, mostrou que a Capital Federal é líder em prejuízos quando o assunto é corrupção. É que Brasília concentra mais da metade dos prejuízos causados aos cofres públicos pela corrupção. Dentre os 2.056 casos apurados pela Polícia Federal entre 2013 e 2017, cerca 57,2% dos prejuízos estão na capital. Isso corresponde a quase R$ 80 bilhões.
 
Segundo o sócio fundador da AML Consulting, Alexandre Botelho, num universo de 281 mil PEPs, sigla usada para designar pessoas consideradas politicamente expostas, cerca de 10% estão envolvidas com algum tipo de crime econômico. As pessoas politicamente expostas são aquelas que desempenham ou tenham desempenhado funções públicas relevantes no Brasil ou no exterior nos últimos 5 anos.
 
TEC./SONORA: Alexandre Botelho, Sócio fundador da AML Consulting.
 
 “O destaque desses bancos de dados estão relacionados a pessoas politicamente expostas, onde, das 281 mil pessoas classificadas como politicamente expostas, um pouco mais de 29 mil estão envolvidas em algum tipo de crime econômico, portanto cerca de 10% dessa base de pessoas politicamente expostas. Desse total, nós temos 2.264 pessoas politicamente expostas com algum tipo de envolvimento com a operação lava-jato.”
 
LOC.: Alexandre destaca que, além das pessoas politicamente expostas, o estudo aponta para outras 1.742 relacionadas a algum tipo de crime. Mas o que mais chama atenção é que 522 pessoas tidas como politicamente expostas ocuparam pelo menos 916 cargos considerados relevantes.
 
TEC./SONORA: Alexandre Botelho, Sócio fundador da AML Consulting.
 
O que nos chamou atenção, é que esses 522 PEPs titulares ocuparam nos últimos anos cerca de 916 cargos considerados relevantes e desse total cerca de 25% ocupam ou ocuparam os cargos no Distrito Federal. Portanto, o Distrito Federal apresenta o maior volume de pessoas politicamente expostas envolvidas na operação lava-jato ao considerarmos que o foco das investigações está relacionado a ocupantes de cargo de Deputados Federais, Senadores, Ministros, ex-ministros e outros ocupantes de cargos relevantes ocupados no Distrito Federal.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif 
LOC.: O mapa da corrupção feito pela AML Consulting pode ser acessado no site da empresa.
 
Reportagem, Déborah Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.