POÇÃO (PE): Moradores também podem ajudar no combate ao mosquito Aedes, diz diretor de secretaria

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As ações de combate ao Aedes aegypti estão a todo vapor em Poção. A cidade registra 461 notificações de dengue, 117 de febre chikungunya e uma de vírus Zika. Até o momento, 80 casos de dengue e três de chikungunya foram confirmados, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde de Pernambuco.
 
Todas as doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti. É bom lembrar que a melhor forma de combater o mosquito é não deixá-lo nascer. Algumas medidas simples são fundamentais para evitar que ele se prolifere. Não deixar água parada em vasos de plantas, garrafas, pneus e vasilhames em geral. Fazer uma limpeza semanal em casa para checar se há focos do mosquito. E receber os agentes de saúde e endemias em casa quando eles fizerem a visita para verificar a existência de criadouros. O diretor-geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde de Pernambuco, George Dimech, reforça a importância dessas iniciativas.
 
SONORA: George Dimech, diretor-geral de Controle de Doenças e Agravos da Secretaria de Saúde de Pernambuco
 
“É importante que, além de aprender o que são as práticas necessárias pra evitar o nascimento e a reprodução do Aedes nas nossas casas, que a gente execute e transforme em rotina essas ações."
 
REPÓRTER: Cerca de três mil e 500 agentes de saúde e de endemias visitam e fazem a vistoria em imóveis de Pernambuco para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Em todo o país, são aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias para fazer esse trabalho preventivo.
 
Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br.
 
Reportagem, Ana Freire


Receba nossos conteúdos em primeira mão.