PITANGUI (MG): Moradores podem ajudar no combate à Dengue fazendo denúncias por telefone

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Moradores de Pitangui precisam redobrar os cuidados na hora de eliminar recipientes com água parada dentro de casa. Só neste ano, mais de 800 pessoas estiveram com suspeita de Dengue na cidade. Dessas, 250 tiveram os medos confirmados por meio de exames. Por isso, a Secretaria de Saúde deixa à disposição dos moradores um telefone para denúncias. Então, se você conhece algum lugar na cidade onde existam focos do mosquito da Dengue, basta ligar para 3271-5913 ou para 9978-2342. O coordenador de Endemias e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, André Lopes, faz um apelo a todos para que colaborem nessa luta.
 
TEC/SONORA: André Lopes, coordenador de Endemias e Zoonoses de Pitangui
 
“Se nós não tivermos a participação da população, não tem como combater Dengue, Zika, Chikungunya, nada! A população tem que tomar conhecimento da gravidade que é a Dengue, a Chikungunya e o Zika."
 
LOC: De acordo com a secretaria municipal de Saúde, o Chapadão é o lugar onde os agentes de combate à Dengue encontraram mais focos do mosquito. Apesar disso, todos os moradores precisam fazer a sua parte. De acordo com o Ministério da Saúde, basta que cada família separe 15 minutinhos, todas as semanas, para dar uma olhada dentro de casa e limpar recipientes com água parada. André Lopes explica os cuidados básicos que cada morador deve tomar em casa.
 
TEC/SONORA: André Lopes, coordenador de Endemias e Zoonoses de Pitangui
 
“E eu queria pedir a todos os moradores que ajudem a limpar os seus quintais, virassem as vasilhas com água. Vasilha de cachorro: que lavem todos os dias. Vasilhas de galinha, a mesma coisa. Porque aí sim, teremos uma cidade livre de Dengue, Zika e Chikungunya.”
 

LOC: Se você quer saber mais sobre como manter sua família e vizinhança livres do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.