PITANGUI (MG): Baixa adesão da população na campanha faz subir infestação de Dengue no município

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 324 pessoas tiveram Dengue este ano em Pitangui. De acordo com o levantamento da secretaria sobre a infestação do mosquito transmissor da doença, em 2016, Pitangui chegou a ter índice de infestação de  5.6, o que significa alto risco. Segundo o secretário municipal de saúde, Waldemar Bicalho, a baixa participação popular no combate ao mosquito contribuiu para o aumento desse índice.

TEC/SONORA: Waldemar Bicalho, secretário de saúde de Pitangui

“A gente fez uma campanha efetiva junto à população, o pessoal de controle de endemias ajudou bastante, mas a gente teve pouca adesão da população, por isso a gente teve um aumento de focos do mosquito, mas o número de casos caiu. A gente está com um alto índice de contaminação, mas com poucos casos, em comparação com o ano passado.”

 LOC: Bicalho explica que a cidade vive altos e baixos na prevenção contra a proliferação do mosquito. O problema, segundo o secretário, é que a população só resolve agir quando os números estão críticos. 

TEC/SONORA: 
Waldemar Bicalho, secretário de saúde de Pitangui

 “O que a gente vem diagnosticando nesses quase quatro anos à frente da secretaria é que você tem um ciclo da população. Quando ocorre um aumento muito grande de casos, a população se alerta e toma cuidado, faz as práticas preventivas e ajuda no controle da endemia. Passou um ano, um ano e meio que diminuiu a incidência, é como se eles esquecessem e relaxassem, e você volta a ter um aumento de novo. É um ciclo.”

LOC: De acordo com a secretaria de Saúde, hoje Pitangui tem 19 agentes de saúde, e 14 fazem o trabalho na rua, de casa em casa, verificando os focos. Para o secretário, é hora de a população ficar muito atenta aos perigos da falta de fiscalização em casa, o que sempre permite a formação de criadouros do mosquito.

TEC/SONORA: Waldemar Bicalho, secretário de saúde de Pitangui

 “Eu gostaria que a população entendesse que o mosquito não tem território delimitado, ele não vê classe econômica nem classe social. E se você não cuidar do seu quintal, o seu vizinho vai sofrer, e se ele não cuida, você vai sofrer. Vamos dizer que a Dengue é universal. Ela vai atacar todo mundo e a única forma que nós temos de combater o mosquito é prevenindo. Evitar água parada, acúmulo de água, são os cuidados básicos dentro de casa.”

LOC: População de Pitangui, faça sua parte! Fiscalize seu quintal em busca de possíveis focos do mosquito, porque Dengue, Chikungunya e Zika deixam a pessoa de cama vários dias, sem conseguir se levantar . Ainda tem dúvidas se a sua casa pode ser um criadouro? Acesse saúde.gov.br/combateaedes e confira as dicas para evitar essa situação.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.