PIRENÓPOLIS (GO): Meninas do município são convocadas para tomar a segunda dose contra o HPV

Meninas de 11 a 13 anos de idade devem se prevenir contra o vírus HPV, principal causador do câncer do colo do útero. Campanha está na segunda dose. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção pais de meninas que tem 11 a 13 anos de idade de Pirenópolis, a segunda fase da campanha contra o HPV ainda não acabou. Você que ainda não levou sua filha para tomar a vacina vá ate o posto de saúde e se previna. Ouça o que a enfermeira Hiumara Amâncio Luz, que cuida da atenção básica aqui em Pirenópolis, tem para falar.
 
SONORA: Enfermeira, Hiumara Amâncio Luz
 
“Eu quero dizer aos pais e as adolescentes que assim, a vacina e totalmente segura como todas as outras que o ministério da Saúde oferece na rede básica. Quem ainda não vacinou, não perca tempo vacine o quanto antes, procure uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e faz o esquema completo, porque assim e uma maneira de você esta prevenindo.”   
 
REPÓRTER: Para que a imunização seja completa é necessário que as adolescentes tomem as três doses da vacina. Quem explica melhor esse ciclo de vacinação é o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
"A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos onze anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de onze a treze anos de idade justamente para alcançar aquelas que já completaram onze anos há mais tempo. Então neste momento da introdução da vacina, isso é um calendário um pouco estendido, porque no futuro nós manteremos apenas a primeira dose aos onze anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses, e uma terceira dose cinco anos depois."
 
REPÓRTER: E atenção meninas de 11 a 13 anos de Pirenópolis, para tomar a segunda dose da vacina não precisa da autorização dos responsáveis, basta levar o cartão de vacina ou um documento de identidade e se imunizar.
 
Reportagem, Henrique Carmo

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.