PIRAÚBA (MG): Município mineiro está entre as localidades com alta infestação do Aedes

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Assim como milhares de municípios brasileiros, Piraúba é uma das localidades com alta infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. De acordo com a Secretaria de Saúde de Piraúba, o município tem mil e 57 casos suspeitos de dengue e 692 casos confirmados. Até o momento, não há notificações da febre chikungunya e do vírus Zika. Para ajudar no combate ao Aedes, é preciso que cada morador faça a sua parte. A coordenadora de Saúde de Piraúba, Ana Claudia Vieira, explica que a colaboração da população é fundamental para exterminar o mosquito.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: coordenadora municipal de saúde, Ana Claudia dos Anjos Vieira
 
“Em atenção ao combate ao mosquito da dengue, pedimos vigilância constante para os moradores em suas casas, não deixando água parada, mantendo caixas tampadas, os lotes limpos, denunciando para a Secretaria, se for o caso. A participação de cada um é muito importante para que desapareça o mosquito de nossa cidade.”
 
REPÓRTER: Em Piraúba, cinco agentes comunitários de endemias realizam visitas domiciliares nos 11 bairros da cidade. Luis Gonzaga Vieira mora no bairro Granja Aurimar, uma das localidades com alta infestação do Aedes. Ele conta que a visita dos agentes é importante para manter a casa livre de focos do mosquito.
 
SONORA: morador, Luis Gonzaga Duarte Vieira
 
“Moro aqui numa chácara, eles andam nos meus terreiros. Olham vasilha, vêem se tem lata, pneu, vêem se tem água parada, olhos os vasos de flor. Eles têm olhado tudo. Eu acho que isso é muito importante.”
 
REPÓRTER: Além de Granja Aurimar, Piraubinha, São Sebastião, João Gonçalves da Neiva, estão entre os bairros com alta infestação do Aedes em Piraúba. Se você sabe de alguma casa fechada ou lote baldio e quiser solicitar visita de agentes comunitários, ligue para a prefeitura municipal no número 3573 1688. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.