PIRAÍ (RJ): Conheça o trabalho e como se identifica um agente comunitário de saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O município de Piraí está em estado de alerta contra o mosquito que transmite a Dengue, Zika e Chikungunya. Dados do Ministério da Saúde mostram que a cidade registrou nível de infestação de 1,7, contra 0,8 registrados em 2015. Para ajudar a combater o mosquito, o município conta com 81 agentes comunitários de saúde, responsáveis por visitar cerca de 150 famílias, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. A coordenadora de Estratégia da Saúde do município, Albanea Trevisan, explica quais os trabalhos realizados pelos agentes de saúde.

TEC/SONORA: Albanea Trevisan, coordenadora de Estratégia da Saúde

“Na verdade, o agente comunitário trabalha conforme a orientação da Política Nacional de Atenção Básica. Ele cadastra todas as famílias de sua responsabilidade e visita essas famílias uma vez por mês. Ele é um elo entre a população e a equipe de saúde. Trazem dados sobre os problemas, o que leva a população a adoecer e levam isso para dentro da unidade de saúde.”


LOC: Para esse ano, a secretaria de saúde disponibilizou para os agentes, além da identificação especial e uma bolsa com material necessário para limpar o possível foco do mosquito, um colete amarelo, para ele possa ser identificado, mesmo à distância. A coordenadora ressalta a importância da entrada do agente de saúde nas residências, munidos de todos os materiais e identificações necessárias.

TEC/SONORA: Albanea Trevisan, coordenadora de Estratégia da Saúde

“Que receba esse agente comunitário, que ele possa conversar e discutir sobre as principais questões que influenciam hoje a saúde daquela família, para que a gente possa refletir em conjunto sobre as ações para melhorar cada vez mais a saúde da população e evitar que uma pessoa internada venha à óbito ou que possa adoecer com essas doenças que são preveníveis.”


LOC: O trabalho do agente comunitário de saúde é primordial na luta contra o mosquito, mas nós podemos fazer a nossa parte também. Quer saber como evitar que a sua casa seja um criadouro e facilite o trabalho do agente de saúde? Acesse saude.gov.br/combateaedes e veja as dicas. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.