PINHALZINHO (SC): Município registra o maior número de casos autóctones de Dengue no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Pinhalzinho é a cidade que mais registra casos de contágio de Dengue de maneira autóctone, que é quando a infecção acontece dentro do próprio estado ou município. Um levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde mostra que o município registrou 2.416 casos, que correspondem a 60,9% do total de Santa Catarina. Este número de casos é suficiente para o município de Pinhalzinho ser enquadrado na situação de transmissão epidêmica pela Organização Mundial de Saúde. Entre as centenas de pessoas infectadas, está o administrador Sílvio Mocelin, de 64 anos. Ele mora no Centro da cidade e contraiu Dengue. Ele relata que nem os remédios ajudavam a amenizar os sintomas.

TEC/SONORA: 
Sílvio Mocelin, Administrador
 
 “Não vai mais água, líquido nenhum, a medicação dava a impressão que não fazia efeito, e deixa sequelas muito grandes, após passarem cinco, seis meses, a gente percebe ainda alguns incômodos, como sola do pé quente, algumas náuseas que dá que não é legal.” 

LOC: 
 O administrador relata que assim que foi constatado o surto, a própria população, alertada anteriormente, entrou mais fundo na campanha para eliminar os possíveis focos de reprodução do mosquito.

TEC/SONORA:
 Sílvio Mocelin, Administrador
 
“A população como um todo, secretaria de saúde, hospitais, imprensa, se noticiava que a gente poderia ter uma possível epidemia de dengue, o que de fato aconteceu, e as pessoas não acreditavam nisso. E no decorrer do acontecimento, a população, por iniciativa própria e dos órgãos responsáveis, foi feita uma grande campanha de divulgação, de eliminação de focos, trabalhos que precisam ser feitos. Hoje a população parece estar mais ligada a isso, dado o efeito danoso que causou esse ano, no mês de fevereiro e março, que foi o grande fluxo.” 

LOC:  O período de chuvas está aí, e a população de Pinhalzinho não pode permitir que a cidade seja novamente a líder em infestação no estado. Proteja sua casa do mosquito. Quer saber como você proteger sua família e seus vizinhos? Acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.