PINDARÉ-MIRIM (MA): Participação dos moradores ajuda a reduzir índice de infestação do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 LOC: Há três anos, Pindaré-Mirim está em situação de alerta para a infestação do mosquito da Dengue, de acordo com relatório do Ministério da Saúde. O índice de infestação vem sendo reduzido nos últimos anos, e atualmente é menos da metade do que era em 2013. Ainda segundo critérios do ministério da Saúde, esse índice de infestação do mosquito está perto de chegar a satisfatório. O motivo da redução são as visitas domiciliares, distribuição de material educativo e os trabalhos realizados nas escolas de Pindaré-Mirim. O agente de endemias de Pindaré-Mirim, Gilberto Soares, aponta outro motivo para a redução do índice: a parceria dos agentes comunitários com os moradores.

 
TEC/SONORA: Gilberto Soares, agente de endemias de Pindaré-Mirim (MA)
 
“Hoje a gente está conversando com as pessoas, conscientizamos, a gente viu que já diminuiu muito. A gente já encontra poucas larvas. De acordo com o último LIRAa, diminuiu por causa da conscientização das pessoas. O pessoal hoje está cuidando mesmo. E a própria equipe. Nós temos uma equipe muito boa aqui em  Pindaré que faz um ótimo trabalho em campo. E eu acredito que nesse inverno agora, quando for ter o LIRAa, o índice vai baixar mais ainda.”

 
LOC: Pindaré-Mirim tem 17 agentes visitando mais de 13 mil e 100 imóveis da cidade. A quantidade de agentes está pequena e por isso as visitas só acontecem uma vez por mês. Por isso, é indispensável que neste intervalo, a cada semana, o morador seja seu próprio agente em casa e elimine possíveis focos do mosquito. Faça sua parte e preserve a sua saúde e a saúde da sua família. Saiba mais sobre prevenção e combate ao mosquito no site do Ministério da Saúde, o endereço é: saude.gov.br/combateaedes

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.