PICOS (PI): Município está abaixo da meta de imunização contra o vírus HPV. Apenas 13% das jovens tomaram a vacina

Segunda dose da vacina contra HPV, que protege contra o câncer do colo do útero, está disponível nos postos de saúde, de Picos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A segunda etapa de vacinação contra o vírus HPV, em Picos, está com baixo índice. Segundo o ministério da Saúde, somente 13 por cento das jovens de 11 a 13 anos, do município, tomaram a segunda dose da vacina. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a vacina previne as jovens do câncer do colo de útero, terceiro tipo que mais mata mulheres no Brasil. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, afirma que, a imunização só é eficaz quando as adolescentes tomam as três doses.
 
SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
"É importantíssimo que as meninas tomem o esquema completo, com três doses, porque esse é o esquema que garantirá uma imunidade capaz de protegê-las contra o câncer de colo de útero. E o câncer de colo de útero, como a maioria dos cânceres, é uma doença grave".
 
REPÓRTER: Segundo o Instituto Nacional do Câncer, devem surgir no estado do Piauí, cerca de, 400 novos casos de câncer do colo de útero neste ano. Para tomar a vacina contra o papiloma vírus, as jovens devem procurar uma unidade de saúde levando carteira de vacinação ou documento de identidade. As adolescentes que completaram 14 anos e já tomaram a primeira dose, devem comparecer a uma unidade de saúde para tomar a segunda. A coordenadora de Imunização do Município de Picos, Maria da Conceição Portela, faz um apelo para que as jovens tomem a vacina contra o vírus HPV.
 
SONORA: Maria da Conceição Portela, Coordenadora de imunização
 
“Então eu faço um apelo que os pais que tenham filhas de 11 a 13 ano, poderão estar procurando a estratégia de saúde da família, pedir informações aos enfermeiros que eles podem estar agendando um dia para estar levando essa vacina in loco para aqueles que não poderem se descolar até a zona urbana. Enfim, que levem seus filhos porque a vacina hoje é realidade, ela está disponível e nós temos que controlar, mas, enfim, dar um basta no HPV. Controlar essa doença que tanto tem matado pessoas jovens”.
 
REPÓRTER: No município de Picos, sete salas de vacinação na zona urbana fazem a imunização contra o vírus HPV. Na zona rural, agentes de saúde levam a vacina. O atendimento é de segunda a sexta-feira. O Posto de Atendimento Infantil funciona de sete da manhã ao meio dia. Os outros pontos de vacinação funcionam de sete da manhã às cinco da tarde. A estratégia de Saúde da Família de Picos pede as adolescentes que queriam se vacinar que procurem uma das unidades no período matutino, mas as jovens que forem no turno vespertino vão poder tomar a vacina normalmente.

Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.