PIAUÍ (PI): Francisco Macedo, Itainópolis, Paulistana e Simplício mendes estão com vacinação contra HPV baixa

Meninas entre 11 e 13 anos devem ir aos postos de saúde para tomar segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: No estado do Piauí, apenas 42 por cento das adolescentes, que têm entre 11 e 13 anos de idade, já foram vacinadas na segunda etapa da imunização contra o HPV. A meta do ministério da Saúde é que, pelo menos, 75 por cento das jovens do estado tomem a vacina. Os municípios piauienses da mesma microrregião, Francisco Macedo, Itainópolis, Paulistana e Simplício Mendes ainda não atingiram a meta nacional de meninas vacinadas com a segunda etapa da vacina contra o HPV. Muitos boatos e ideias equivocadas podem afastar as meninas da imunização. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica como o HPV é transmitido.
 
SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“O HPV pode ser transmitido na relação sexual, mesmo em carícias íntimas, sem precisar da relação sexual completa, digamos assim, ele pode ser transmitido. Por isso que ele é assim tão disseminado no mundo inteiro.”
 
REPÓRTER: O HPV é o principal causador do câncer de útero, que mata 14 mulheres por dia no Brasil. A vacina contra o vírus é comprovadamente a melhor forma de prevenção contra a doença. No mundo todo, mais de 50 milhões de doses já foram aplicadas. As famílias que têm meninas de 11 a 13 anos não podem deixar de vacinar as adolescentes agora. As jovens que passarem pelas três etapas da vacinação podem iniciar a primeira geração de mulheres livres do câncer de colo do útero, e estarão protegidas mesmo antes de iniciarem a vida sexual. A secretária Municipal de Saúde, de Paulistana, faz um chamado para todas as garotas da faixa etária da vacinação, tomarem a segunda dose.
 
SONORA: secretária Municipal de Saúde, de Paulistana, Joycilena Cristianne de Oliveira.
 
“Bom dia a todas as adolescentes de 11 a 13 anos. A secretaria Municipal de Saúde, de Paulistana, convoca todas vocês para estarem tomando a segunda dose da vacina contra o HPV. É de suma importância para a sua saúde. Um grande abraço!”
 
REPÓRTER: Na rede particular de saúde, as vacinas contra o HPV chegam a custar cerca de dois mil Reais. As três doses são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Portando a caderneta de vacinação ou o documento de identidade, as meninas podem tomar a vacina de graça nas unidades de saúde, de Francisco Macedo, Itainópolis, Paulistana e Simplício Mendes.
 
Reportagem, Lívia Bruno

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.