PIAUÍ: Até meados de abril, 8% de imóveis no estado receberam a visita de agentes de combate ao Aedes

  

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A luta contra o Aedes aegypti não para no Piauí. Para combater o transmissor da dengue, da chikungunya e do vírus Zika, mais de nove mil e 400 agentes comunitários de saúde e endemias, com ajuda de 200 militares do Exército, estão mobilizados em todo o estado para vistoriar as casas da população e ajudar a eliminar os focos do mosquito. De acordo com o Ministério da Saúde, nas duas primeiras semanas de abril, quase 68 mil imóveis foram visitados pelos profissionais. Isso significa apenas oito por cento das casas que existem no estado. Nem todos os moradores, porém, estão em casa ou aceitam receber o agente na hora da vistoria. Por isso, quase mil e 200 imóveis visitados não passaram pela vistoria, já que o agente não pôde entrar para acabar com os criadouros. Para aumentar o número de casas que não têm focos do mosquito, o secretário de Saúde do Piauí, Francisco Costa, faz um apelo para que a população colabore com os agentes, já que o terceiro ciclo de visitas continua até o fim de abril.
 
SONORA: Francisco Costa, Secretário Estadual de Saúde do Piauí
 
"E precisamos sim, que a população participe desse processo, porque ela faz parte desse processo. É deixando realmente que a visita aconteça e absorver esse processo na sua rotina diária. Não esperar apenas a visita do agente público para fazer o monitoramento, mas que ele absorva isso como uma rotina de vida.”
 
 REPÓRTER: Todos os agentes de saúde e endemias podem ser reconhecidos pelos moradores porque eles usam uniformes e credenciais É importante lembrar que a melhor forma de combater o Aedes aegypti é não deixar o mosquito nascer. Por isso, além de receber a visita dos profissionais de combate ao mosquito, a recomendação é que todas as famílias escolham um dia da semana para fazer uma limpeza em casa, como lembra o ministro da Saúde, Marcelo Castro.
 
SONORA: Marcelo Castro, ministro da Saúde
 
“Não se esqueça também de fazer sua parte. Reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família, amigos e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.
 
REPÓRTER: Em todo o país, são aproximadamente 266 mil agentes de saúde e quase 50 mil agentes de endemias que percorrem, diariamente, as ruas de municípios para vistoriar as casas da população brasileira.  Para saber mais sobre como proteger a sua família das doenças transmitidas pelo Aedes, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.