PIAUÍ: Apenas 10% da população mais vulnerável à gripe já se vacinou no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Faltam menos de 20 dias para o fim da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Mas no Piauí apenas 10% das pessoas mais vulneráveis à doença se vacinaram sendo que, por todo o estado, 645 mil pessoas consideradas mais vulneráveis para complicações da gripe precisam da vacina. Por isso, a Supervisora da Rede de Frio Estadual do Piauí, Lourdes Helena, faz um apelo à população.

 

SONORA: Lourdes Helena, Supervisora da Rede de Frio Estadual do Piauí

 

“A Influenza pode causar um problema de saúde mais grave, pode levar a uma pneumonia e até levar a morte. Então a gente chama realmente essas pessoas que estão nesse grupo de risco como gestantes, idosos a partir de 70 anos, crianças de seis meses a cinco anos. A gente chama esse grupo para ser vacinado nos postos de saúde, porque nós temos vacinas disponíveis. Até mesmo porque, o Piauí já distribuiu 660 mil doses em todo o estado. De ontem para hoje, nós recebemos mais 132 mil doses, para ser também redistribuída para os municípios do estado que estão chegando por etapas”.

 

REPÓRTER: Neste ano, o Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina, garantindo estoque suficiente para a vacinação em todo o país. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, lembra que a vacina protege contra doenças graves que podem levar à morte.

 

SONORA: Adeilson Cavalcante, secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

“Você previne uma doença transmissível. Segundo, naqueles pacientes do grupo de risco, você tem uma diminuição das complicações. Então, você, além de ter uma redução do quadro, você tem uma melhora na resposta do indivíduo porque ele já está com o organismo sensibilizado para responder melhor no caso da exposição ao vírus, reduzindo o risco de pneumonia, de internações e complicações que advém da gripe”.

 

REPÓRTER: Para saber mais sobre a campanha de vacinação da gripe, que termina no dia 26 de maio em todo o país, acesse www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Janary Damacena.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.