PIANCÓ (PB): Números de doações são baixos na região

Hemocentro da cidade convoca a população para realizar mais doações

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Hemocentro Regional de Piancó tem dificuldade de conseguir alguns tipos sanguíneos negativos. A meta do hemocentro é de 60 bolsas por mês para atender toda a rede pública. A diretora do Hemocentro, Jacicarla Gomes, comenta que mesmo assim, esse número ainda não é suficiente para atender a população. Ações para a convocação de novos doadores são realizadas via telefone para que os números aumentem na cidade. A diretora comenta porque as pessoas deveriam ser doadores fidelizados.

TEC./SONORA:
Jacicarla, Diretora do Hemocentro Regional de Piancó.

“Ah, a importância é pela segurança, porque quando se está realizando os exames é mais fácil de a gente saber se aquela bolsa vai ou não entrar no estoque, se vai passar pelos exames sorológicos. Quando o doador é fidelizado ele já conhece como é o sistema e fica mais fácil. A gente liga, a gente convida, sempre.”

LOC.:
Há 12 anos doando sangue, o eletricista João Silvestre, morador do bairro Santo Antônio, diz que gosta muito de ajudar os outros. Com 50 anos, três filhos, afirma que se põe muito no lugar do outro para realizar cada vez mais essa ação. Ele conta o que sente quando doa sangue.

TEC./SONORA:
João Silvestre, eletricista.
“Me sinto muito bem. Toda doação que eu faço é de três em três meses, tem vezes que eu doo antes dos três meses. Porque uma vez doador, sempre doador. Quanto mais você doa, mais o seu sangue tem necessidade de doar naquela data certa. Doo aquele sangue voluntariamente, ou para alguma pessoa que chegue na hora que esteja precisando.”

LOC.:
O Hemocentro Regional de Piancó é localizado na Rua Luiz Rufino Ferreira, no centro da cidade. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das sete da manhã até uma da tarde. O telefone para contato é o 3452-2733. Repetindo, 3452-2733. Para mais informações acesse, saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.