PESCA: Começa a piracema e 22 espécies não poderão ser pescadas no Amapá

PESCA:Começa a piracema e 22 espécies não poderão ser pescadas no Amapá

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2min6seg

REPÓRTER: A partir deste sábado e até março de 2015, 22 espécies de peixes não poderão ser pescadas no Amapá. A proibição irá vigorar durante a Piracema, que corresponde ao período de reprodução natural dos animais.Durante esses quatro meses,os pescadores e comerciantes vão ser obrigados a informar ao Instituto de Meio Ambiente e Ordenação Territorial do estado a procedência dos estoques de pescado in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais. A medida também vale para frigoríficos, peixarias e postos de venda.De acordo com o diretor-técnico do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial do Amapá, Jesse Janes, o período vai servir para a conservação das espécies no meio ambiente.

SONORA: diretor técnico do IMAP – Jesse Janes

"O principal objetivo é ter a preservação dessas espécies, que elas sejam preservadas e tenha uma reprodução para gerações futuras. Então, o principal objetivo é esse: preservação das espécies."

REPÓRTER: O desrespeito ao período da Piracema pode resultar em multas que vão de mais de mil e 200 até 50 milhões de reais, além da apreensão dos pescados e interdição da atividade do responsável pelo produtor. Durante este período, os pescadores vão poder pedir ao Ministério do Trabalho o seguro defeso, que corresponde a um salário mínimo mensal que assegura as despesas desses trabalhadores até o fim dos quatro meses. O pescador Sebastião Galdino, de 45 anos, é um dos que vão receber o benefício.

SONORA: pescador – Sebastião Galdino

"Nós temos um seguro-desemprego que dá condições para nós preservar esse período de quatro meses que nós ficamos parados. Isso foi uma coisa muito boa que daí nós acabamos de interar alguma coisinha. Eu, pelo menos, cuido de casa, conserto alguma coisa, cuido de barco, fabrico algum barco e nesse período fico aqui mesmo fazendo manutenção em alguma coisa. Então pra mim, se torna boa coisa."

REPÓRTER: Assim como no Amapá, uma portaria do Ibama estabeleceu também a piracema nos demais estados do Brasil onde é realizada a pesca. Se você presenciar algum crime ambiental denuncie nos telefones 181 ou no 190.

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.