PERNAMBUCO: Três municípios do estado são selecionados para receberem primeiro curso de medicina

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Três municípios do estado de Pernambuco foram pré-selecionados pelos ministérios da Saúde e da Educação para receber o primeiro curso de medicina na cidade. A iniciativa está entre as ações do Programa Mais Médicos e é a segunda vez que o Governo Federal seleciona cidades para a abertura desses cursos.  De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, a ampliação desses cursos vai ajudar a crescer o número de médicos no país.
 
SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro
 
“Nós precisamos atingir 600 mil médicos atuando em todo o país. Para isso, é importante expandir as faculdades de medicina em todo o país. Mas, nós não podemos concentrar a formação apenas nas capitais e nas cidades onde já tem faculdade medicina. Nós queremos de fato que essa expansão ocorra em todas as regiões de saúde. E é isso, que o edital faz. Olhar, para quais são as regiões que tem condições de ter qualidade na formação médica e ao mesmo tempo atender, descentralizar. Induzir a fixação dos profissionais médicos tanto pela oferta de novas vagas de medicina, como de residência médica em todas as regiões do país”.
 
REPÓRTER: As medidas para ampliação dos cursos de medicina já vem sendo implementadas desde 2013, quando foram pré-selecionados os primeiros municípios aptos a receberem cursos de medicina. No ano passado, 39 cidades de 11 estados tiveram cursos autorizados, com previsão de duas mil e 400 novas vagas. Para o ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa, o trabalho em conjunto com Ministério da Saúde no programa Mais Médicos possibilita o reconhecimento da atual situação do país nas questões de saúde e educação em saúde.
 
SONORA: ministro interino da Educação – Luiz Cláudio Costa
 
“Você analisa as necessidades do país. Ou seja, é uma expansão estratégica. Você observa as necessidades do país, a necessidade de atendimento. A necessidade de corrigir assimetrias. Você tem o comprometimento do município, o comprometimento do estado. E a partir deste comprometimento, indicadores que nos garantam que ali você pode ter um curso com qualidade”.
 
REPÓRTER: No total, 22 municípios de oito estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram escolhidos para receberem o primeiro curso de medicina. As cidades selecionadas têm entre os dias 13 e 24 de abril para confirmarem a participação na página do ministério da Educação. O endereço é www.simec.mec.gov.br

 

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.