Data de publicação: 13 de Janeiro de 2017, 01:12h, Atualizado em: 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC.: Pernambuco vai receber mais sete milhões de reais para o combate ao mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika. Esse dinheiro será repassado pelo ministério da Saúde diretamente aos municípios, e é para ser usado apenas no combate ao transmissor. O dinheiro virá em duas vezes. Para receber a segunda parte, cada município brasileiro deverá cumprir algumas exigências do próprio ministério, como a de apresentar à secretaria estadual de Saúde, até 30 de junho deste ano, levantamento sobre a quantidade do mosquito transmissor na cidade.
A secretária de Vigilância em Saúde de Pernambuco, Luciana Albuquerque, explica que o dinheiro deverá ser investido na compra de equipamentos de combate ao mosquito.
TEC./SONORA: Luciana Albuquerque, secretária de vigilância em saúde de Pernambuco
“Esse recurso chega numa hora oportuna, chega numa hora muito boa em que os municípios podem utilizá-lo para garantir todo o material de campo que eles precisam para o controle do vetor. Os equipamentos de proteção individuais dos agentes. Pensar em novas estratégias. Então é hora de todos os municípios se prepararem, já que os municípios são os executores dessas ações de controle. Então, essa é a hora de inovar.”
LOC.: No último Levantamento do Ministério da Saúde, o Nordeste registrou mais de 75 mil casos suspeitos de Dengue, Chikungunya e Zika, a segunda região brasileira com maior número de casos prováveis dessas doenças. Saiba mais sobre as ações de combate ao mosquito no site Ministério da Saúde. Acesse: saude.gov.br/combateaedes.