PERNAMBUCO (PE): Municípios de Exu e Moreilândia continuam com baixa vacinação contra HPV

Meninas entre 11 e 13 anos de Exu e Moreilândia devem ir aos postos de saúde para tomar segunda dose da vacina contra o HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Pernambuco, pouco mais de 56 por cento das adolescentes de 11 a 13 anos  tomaram a segunda dose da vacina contra o HPV, vírus que causa o câncer no colo do útero. Mesmo com o aumento da procura no mês de janeiro, os municípios de Exu e Moreilândia ainda estão abaixo da meta de vacinação do Ministério da Saúde que é de vacinar, pelo menos, 75 por cento das meninas nessa faixa etária. A coordenadora do Programa de Vacinação, do estado, Ana Katarina Melo, explica que, a proteção contra o câncer no colo do útero deve começar na infância.

SONORA: Ana Katarina Melo, coordenadora do Programa de Vacinação de Permanbuco

“A importância de se vacinar pelo câncer do colo do útero é que é a terceira causa de óbitos por câncer no Brasil e, se eu tenho uma vacina que pode proteger e garantir que daqui a 20, 30 anos essa menina que vai se tornas uma mulher adulta, não venha adoecer por um câncer que mais mata as  mulheres e eu tenho uma vacina, tenho a prevenção pra evitar tudo isso,é muito importante que seja feito o quanto antes.”
 
REPÓRTER: A estimativa do Instituto Nacional do Câncer é de, que aproximadamente, mil mulheres sejam diagnosticadas com o câncer no colo do útero, apenas em Pernambuco. O secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, informa que, a vacina não causa reações graves.

SONORA: Jarbas Barbosa, secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos, do Ministério da Saúde.

“Essa vacina é uma vacina segura. Hoje em dia é utilizada em mais de 100 países no mundo. Pequenas reações que existem são esperadas. São leves, a grande maioria. Uma dor no local. Tem menina, pela própria faixa etária, vacinando em escola, uma fila grande, a ansiedade. Uma outra menina teve um desmaio, coisa leve também, que é absolutamente esperado. Ou reações alérgicas que podem ocorrer com qualquer tipo de remédio, qualquer tipo de injeção, ou mesmo qualquer tipo de alimento.”
 
REPÓRTER: O ginecologista Oncológico, do Instituto Nacional do Câncer, Olímpio Neto, lembra que, a vacina só é eficaz se todas as doses forem aplicadas.

SONORA: Olímpio Neto, ginecologista.

“A paciente que toma a vacina regularmente, veja bem, não é só a primeira dose. Tem que tomar todas as doses porque se tomar uma dose não vai fazer o efeito esperado, mas, se tomar todas as três doses recomentadas você já reduz 70 por cento dos casos. Eu costumo dizer o seguinte: a paciente que é informada sobre a evolução do câncer de colo só vai ter câncer se ela quiser.”

REPÓRTER: Os pais devem levar as filhas para tomar a segunda dose da vacina contra o HPV, no centro de saúde mais próximo. O atendimento é gratuito e ocorre de oito da manhã às cinco da tarde. As adolescentes precisam estar com o cartão de vacina ou identidade. A partir deste ano, meninas de nove e 10 anos podem tomar a primeira dose.

Com colaboração de Lis Cappi,
 reportagem, Sara Rodrigues.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.