PERNAMBUCO: Manter residência livre de focos do mosquito também é dever do morador

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC:  Pernambuco tem três mil e 700 agentes de endemias realizando visitas domiciliares nos mais de três milhões 705 mil imóveis do estado. O agente é responsável por verificar, nos domicílios, objetos ou locais que possam virar criadouros do mosquito e também conscientizar os riscos que ele pode oferecer para a saúde tanto dos moradores da residência, quanto para a saúde dos moradores vizinhos. Além das informações repassadas pelo agente, é fundamental que o morador continue colocando em prática tudo que aprendeu, como explica o gerente de vigilância em saúde de Pernambuco, Jurandir Almeida.
 
TEC/SONORA: Jurandir Almeida, gerente de vigilância em saúde de Pernambuco
 
Porque, o agente é o profissional capacitado, habilitado, a estar ajudando. Não é possível fazer uma transferência de responsabilidade ao agente. O agente vai ajudá-lo a estar identificando no seu ambiente doméstico os focos, e eles (os moradores) estarem se resolvendo por si só.”
 

 

LOC: Em Pernambuco, 38 municípios estão em risco de infestação do mosquito, significa que cada uma dessas localidades estão com o índice de infestação quatro vezes maior do que o aceitável pelo Ministério da Saúde. O mosquito transmite Dengue, Chikungunya e Zika, doenças graves que podem até levar a morte. Você pode ajudar a evitar que mais pessoas sofram dessas doenças mantendo cuidados simples em casa. Elimine objetos que acumulam água e preserve a saúde da sua família. Saiba mais sobre prevenção e combate no site Ministério da Saúde. Acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.