PERNAMBUCO: Descuido da população preocupa o estado em relação a casos de Chikungunya, Zika e Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A prevenção contra Dengue, Zika e Chikungunya, em Pernambuco, anda um pouco complicada. Apesar de até o mês de março os números estejam diminuindo, com 434 confirmações de Dengue, e 132 de Chikungunya, a continuação do trabalho de vistoria de Agentes de Saúde e do estado, vem sendo prejudicada pela população. Regiões como a do Agreste, da Mata e do Sertão estão entre os altos números pela contaminação do mosquito.
Segundo a gerente do Programa de Controle das Arboviroses, Claudenice Pontes, a população anda um pouco receosa para receber os Agentes de Saúde, devido à onda de violência que Pernambuco está vivendo.

TEC/SONORA: Claudenice Pontes, gerente do Programa de Controle das Arboviroses de Pernambuco.

“A gente está entrando em contato com esses municípios, para a gente fazer um trabalho de sensibilização com essa população. Isso é esperado quando você tem mudança de funcionários, mas a partir do momento que é feito um trabalho educativo, mostrando que aquele agente é daquela área, fazendo uma visita de casa em casa é prevista uma diminuição dessas recusas.”

LOC: De acordo com Claudenice, o combate ao mosquito deve ser contínuo e é um trabalho extenso. Na visão da gerente o que mais choca é a necessidade da população estocar água, devido a grande seca e a baixa estrutura de alguns municípios para suportar a seca. Um dos maiores absurdos da população é o local de onde os moradores de algumas regiões fazem o abastecimento de água, que acabam virando locais excelentes para a proliferação do mosquito.

TEC/SONORA: Claudenice Pontes, gerente do Programa de Controle das Arboviroses de Pernambuco.

“Cada vez mais a gente observa a necessidade da população em armazenar água. Muitas vezes ela improvisa. Utiliza (por exemplo) uma banheira de criança, nós já vimos carcaça de geladeira que utilizaram pra armazenar água. Esses lugares são de difícil vedação, e isso tudo favorece a proliferação do mosquito. O que a gente orienta é verificar um depósito para armazenar adequadamente.”

LOC: Apesar do quadro preocupante por meio da população, os números, com relação à mesma época do ano passado, diminuíram 97%. Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, os números diminuíram bastante, principalmente os de Zika, que atualmente, não possuem nenhum caso até agora.
Mas e você? Tem feito a sua parte? Tem ajudado no dever de casa? Você também pode deixar que o mosquito não se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.