PERNAMBUCO: Autonomia da PF pode melhorar ações de combate ao crime no estado, acredita ADPF

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal estão em campanha pela autonomia administrativa e orçamentária da corporação, em Pernambuco. A autonomia da PF é prevista em projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que aguarda para ser aprovado no Congresso Nacional. Para o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, com autonomia a PF vai poder fortalecer as ações de combate ao crime em Pernambuco porque os próprios policiais vão poder administrar os recursos da instituição de forma mais objetiva. Além disso, ele lembra que enquanto a PF estiver vinculada ao ministério da Justiça, os investimentos na corporação tendem a diminuir cada vez mais.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
“O que nos temos nos últimos anos é uma queda de investimento na polícia federal, uma queda no nosso fortalecimento, no nosso crescimento. A gente vem encolhendo ao longo dos anos. Começamos em dezembro esse movimento. Estamos preparando um estudo para demonstrar que a Polícia Federal nos últimos cinco anos não cresce, enquanto outras instituições como Justiça Federal, Defensoria Publica da União, Ministério Publico Federal cresceram a Polícia Federal encolheu.”
 
REPÓRTER: A campanha pela aprovação da PEC 412, que prevê a autonomia administrativa e orçamentária da Polícia Federal já reuniu cerca de 400 mil assinaturas da população de todo país. Para o presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, a população reconhece a necessidade da polícia em conquistar a autonomia, principalmente, para impedir que as ações da corporação sofram interferências políticas.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
“O que demonstra o apoio da população brasileira à autonomia da Polícia Federal, reconhecendo momento de graves riscos à autonomia e ao funcionamento pleno da Polícia Federal livre de qualquer interferência política. Nós precisamos aprovar  a PEC com urgência para que a polícia continue trabalhando contra o crime e combatendo a corrupção da forma que vem fazendo.”
 
REPÓRTER: Uma carta do povo brasileiro em favor da aprovação da PEC 412 está sendo assinada pela população na internet. A meta dos delegados é colher dois milhões de assinaturas. O documento está disponível no endereço adpf.org.br

 

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.