PARELHAS (RN): Cuidados em casa podem evitar aumento de casos das doenças do mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: Todo o trabalho realizado pelos 71 agentes de saúde e de endemias em Parelhas se torna totalmente eficaz se cada morador continuar os cuidados em casa até a próxima visita do agente. Parelhas tem mil 502 casos suspeitos só de Dengue e por isso os moradores devem ficar atentos para não dar chance para o mosquito nascer. Alisson é agente de endemias em Parelhas há 15 anos e já viu muito do cenário da proliferação do mosquito na cidade. Ele conta que para evoluir no combate falta mais participação dos moradores de Parelhas.
 
TEC/SONORA: Alisson, agente de endemias de Parelhas (RN)
 
“Tem casas que, às vezes, o agente entra, dá as orientações, do quintal do muro, quando passa depois ele vê que o trabalho educativo que foi feito não serviu de nada, então fica a mesma coisa. Então, no caso da realidade da nossa cidade aqui, se não tiver ajuda da população, se a população não engajar nesse trabalho eu acho que vai ser complicado a gente, pelo menos, diminuir a questão dos criadouros.”
 
LOC: Vinícius é agente de endemias, mas nem por isso ficou livre da doença do mosquito. Ele teve Chikungunya em janeiro deste ano e ficou muito ruim de saúde. Ainda hoje ele ainda se queixa das sequelas da doença.
 
TEC/SONORA: Vinícius dos Santos, agente de endemias de Parelhas (RN)
 “Eu estive internado dois dias no hospital, perdi seis quilos. Eu passei uma semana em casa, sem poder quase me movimentar, inclusive fiquei internado até na minha casa. E ainda estou com sintomas ainda, né? As articulações todas inchadas, os pés inchados ainda. Estou trabalhando, porque é o jeito, mas ainda estou com os mesmos sintomas ainda.”

 

LOC: Independentemente da profissão, o mosquito não escolhe quem ele vai infectar, por isso todos os moradores de Parelhas devem ficar atento em casa para evitar criadouros do mosquito. Saiba como prevenir e combater o mosquito na internet. Acesse o site: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.