PARANAVAÍ (PR): Hemonúcleo registra aumento nas doações de sangue em relação ao ano passado

Apesar do aumento nas doações de sangue, população deve continuar comparecendo ao ponto de coleta da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O eletricista da prefeitura de Paranavaí, Jair Bortolette, 57 anos, é doador de sangue regular desde 1996. O incentivo veio pela primeira vez em uma palestra na Companhia Paranaense de Energia, onde trabalhava. Morador do bairro Jardim Ipê, Jair visita o hemonúcleo da cidade a cada 90 dias. Ele costuma beber apenas no fim de semana. Quando vai doar, evita ingerir bebida alcoólica pelo menos duas semanas antes. Faz caminhada diária de cinco quilômetros para ir e voltar ao trabalho. Da Rua Martins Silvério, onde mora, até o hemonúcleo são dois quilômetros. Segundo conta, o procedimento leva cerca de uma hora. Ele revela que transmitiu ao filho mais novo o hábito de doar sangue.

TEC./SONORA:
Jair Bortolette, eletricista.

“Tem meu filho, que eu já levei ele até com 16 anos, que eu já assinava por ele lá na doação. E outros colegas, que trabalharam e trabalham com a gente. Tem uns parentes meus também que vêm de São Paulo, Guarulhos, sempre final do ano ou no meio do ano quando eles vêm para cá, a gente combina de ir lá e doar sangue.”

LOC.: Assim como o Jair, 60% dos doadores no Brasil são do sexo masculino e 58% tem mais de 29 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Em Paranavaí, o hemonúcleo teve um aumento no número de doações em relação ao ano passado. Em 2016, foram registradas em média 570 doações mensais. Neste ano, o número já chega a 650. A diretora da unidade, Maria Luiza Peron, aponta que a busca por doadores precisa ser constante.

TEC./SONORA:
Maria Luiza Peron, diretora do Hemonúcleo de Paranavaí.

“Em relação à captação, a gente tem um trabalho junto com o serviço social. Você não pode confiar só na disponibilidade dos doadores. O que a gente observa é que sempre você tem que estar lembrando, sempre você tem que estar recordando de que é necessário ter doação de sangue. Você não pode ficar na sua unidade sem pensar nisso. Então, a captação ela depende muito das práticas, das reuniões, das palestras que a gente faz. Se a gente tem uma dificuldade em um mês de não fazer essas palestras e esses encontros, a coleta, sistematicamente, ela diminui.”

LOC.:
Em Paranavaí, o hemonúcleo está localizado na Rua Rio Grande do Sul. O serviço de coleta funciona de segunda à sexta-feira, das sete e meia às onze e meia da manhã e de uma e meia às duas e meia da tarde. Para informações, ligue para 3421-5160. Repetindo: 3421-5160. A doação de sangue é um ato que deve ser praticado regularmente. Doar sangue, salva vidas. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.